04 dezembro 2015

PRÊMIO FIERGS/SESI - CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/2015

Em 2014, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC, firmou parceria com o Sistema Fiergs/Sesi, a qual propunha capacitar as equipes gestoras no programa Consultoria para Educação de Qualidade.

A Consultoria teve andamento durante os anos de 2014 e 2015, onde diretoras e coordenadoras de toda a rede municipal (escolas de educação infantil e ensino fundamental) aprenderam e tiveram a oportunidade de aplicar a metodologia e as ferramentas que o programa propunha.
Dentro de tantas, destacamos a construção da missão, visão e valores que norteiam o trabalho da Escola, o diagnóstico da escola, a gestão democrática através da formação do Conselho Representativo Escolar (hoje legalmente chamado de Grupo de Trabalho), tendo participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar no olhar sensível sobre à escola e na elaboração e aplicação de estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da educação fornecida através do Plano de Ação.
Durante estes anos, o olhar sobre os resultados apresentados nas diferentes ações da escola foram fundamentais para que crescêssemos enquanto equipe gestora, como equipe Walter, como comunidade escolar, pois além do olhar, a reflexão sobre a prática pedagógica, que escola queremos ser vistas e o compromisso para que bons resultados aparecessem à curto, médio e a longo prazo, passo importante para o processo.
Todo o trabalho desenvolvido foi reunido no relatório apresentado a equipe avaliadora do Sesi. Ao todo, 38 escolas do Rio Grande do Sul encaminharam seus relatos.
A Escola Walter Jacob Bauermann é uma das 6 escolas finalistas do Prêmio Sesi – Educação de Qualidade.
Na terça-feira, dia 10 de novembro, a Escola recebeu a visita técnica do Sesi, que pode comprovar as diferentes práticas em busca da Educação de Qualidade, desenvolvidas pelo projeto “Diferentes olhares para os diferentes sujeitos”: Fórum de Inclusão, Autor Presente, Culminância dos Projetos dos Anos Iniciais, QualiVida, Clube das Mães, o Conselho Representativo Escolar/Grupo de Trabalho, Mutirão Ambiental, Cartaz da Paz, premiado no concurso municipal e exemplos de aulas inovadoras. Também, etapas do programa foram mostradas como Quadro da Gestão Compartilhada, banner institucional da Escola, quadro do Conselho Representativo Escolar/Grupo de Trabalho, reportagens e vídeos que circularam nos meios de comunicação da região.
Contudo, é impossível medir a sensação de pertencimento a este trabalho, de orgulho do reconhecimento, da satisfação de fazer parte desse processo. Toda a comunidade escolar está de parabéns pela união, pelo comprometimento e competência com a proposta e trabalho desenvolvido.


Nenhum comentário: