Regras da escola ~



REGRAS DE CONVIVÊNCIA DA ESCOLA


Funcionamento geral da escola:


Horário:
MANHÃ - 7:30 às 11:30
TARDE: 13:00 às 17:00


Entrada: portões da escola abrem às 7:15(manhã) e 12:45 (tarde)


Almoço: todos os alunos têm direito, sendo respeitados os seguintes horários: MANHÃ: SÉRIES INICIAIS 11:15 ÀS 11:30
SÉRIES FINAIS 11:30 ÀS 11:45
TARDE 12:45
(O aluno deve evitar o desperdício de alimentos e respeitar a agente de serviço e o professor responsável pelo almoço)
Faltas: pai ou responsável será contratado caso o aluno possua faltas consecutivas.
Portões: alunos das séries iniciais saem pelo portão principal e alunos das séries finais saem pelo portão lateral.
Segurança: para maior segurança de todos, contamos com câmeras em vários pontos da escola e parceria com a Guarda Municipal.
Atraso: o aluno deve se dirigir à secretaria para justificar o atraso que será registrado no caderno de registros e caso a situação ocorra com frequência o responsável será convocado a comparecer na escola.
Sistema de carimbo: situações que não estão de acordo com as regras de convivência ou deveres do aluno, portanto observe-os rotineiramente.


PRINCIPAIS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR


UNIFORME: comparecer diariamente com o mesmo completo e utilizá-lo obrigatoriamente em passeios da escola; faz parte do quesito “ ASPECTOS FORMATIVOS”; deve respeitar o comprimento padrão definido pela escola em parceria com confecções (bermuda feminina, camiseta ou regata).


AGENDA ESCOLAR: portá-la diariamente na mochila e colar ou copiar bilhetes, trazendo-os no dia seguinte assinados pelos responsáveis; é meio de comunicação com a escola.


AVALIAÇÃO: Nota máxima 10 (dez)e média 6 (seis); ocorrerá por meio de provas e trabalhos; caso o aluno falte em dia de prova terá dois dias para justificar sua falta (atestado médico); trabalhos podem ser entregues na data por colega ou responsável; caderno em ordem , agenda escolar, uniforme, cumprimento das normas de convivência e postura também fazem parte da avaliação.


BIBLIOTECA: cada aluno receberá uma carterinha com código de barras para retirar livros, se perdê-la deverá pagar R$2,00 pela segunda via; devolução dos livros deverá ser feita no dia combinado, caso o aluno esqueça deverá pagar a multa de R$1,00 por semana; se houver perda de livro, o mesmo deverá ser reposto.


POSTURA: Participar de forma respeitosa das atividades propostas pela escola e portar-se adequadamente na sala de aula.
Respeitar:
* Momento da oração que ocorre na segunda-feira;
* Hora cívica que ocorre mensalmente;
* Momento do hino nacional (semanalmente);
* Colegas, direção, equipe pedagógica, agentes de serviço;


TURNO CONTRÁRIO: apresentar na secretária a autorização assinada pelo: professor ou direção e também assinado pelo responsável e entregá-la ao professor da atividade.


SALA DE INFORMÁTICA: agendar horário conforme solicitação do professor e disponibilidade da sala; e impressão será cobrada por folha.


MATERIAL PESSOAL: O aluno é inteiramente responsável pelo seu material: uniforme, objetos de valor, equipamentos eletrônicos; valores monetários; deve portar seu material diariamente (caderno, lápis, borracha, agenda...); trazer garrafinha com água que deve ser abastecida antes do início da aula ou no recreio.


COMUNICAÇÃO COM PROFESSOR: O responsável deve se dirigir à secretária para solicitar contato com o professor que não está autorizado a conversar na porta da sala de aula com pai ou responsável para não atrapalhar o andamento das atividades.


FESTA DE ANIVERSÁRIO DO PROFESSOR CONSELHEIRO:
a comemoração será realizado em duas datas: último dia de aula de julho (aniversariante primeiro semestre) e último dia de aula (aniversariante segundo semestre) respeitando a orientação da Secretária de Educação de trazer alimentos industrializados dentro do prazo de validade.


PATRIMÔNIO: zelar pela conservação do prédio, livros, equipamentos; câmeras de segurança; dano causado ao patrimônio será cobrado do responsável.


ALIMENTAÇÃO: O lanche perfeito é aquele que contém alimentos que darão energia para seu filho brincar e realizar todas as tarefas do dia-a-dia.
Sugestões: pão, bolo(feito em casa), iogurte, barra de cereal, biscoito, suco; é proibido trazer: salgadinho, bala, chiclete, refrigerante, energético, bolacha recheada, pirulito.


É VEDADO AO ALUNO:


* Praticar Bullying (termo utilizado para descreveratos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder) Referência Bibliográfica: Neto AA, Saavedra LH. Diga NÃO para o Bullying. Rio de Janeiro: ABRAPI; 2004.
* Praticar atos de violência que causem danos físicos, morais e outros tanto nas dependências da escola quanto nos arredores da mesma;
* Entrair e sair da sala sem a autorização do professor;
* Portar; ingerir, fazer uso de drogas e/ou bebidas alcoólicas;
* Atender e/ ou utilizar telefone celular em sala de aula ou fora do espaço reservado: CELULÓDROMO
* Divulgar imagens, vídeos que possam denegrir a sua imagem, dos colegas, e da escola em geral;
* Utilizar aparelhos eletrônicos, fone de ouvido, câmera fotográfica dentro da sala de aula ou dependências da escola;
* Mascar chiclete tanto em horário regular de aula quanto em turno contrário;
* Portar estiletes, facas, canivetes, ou qualquer outro tipo de objeto pontiagudo usado para ferir ou defender-se.






O descumprimento das normas de convivência resultará em medidas disciplinares:
Assumir uma consequência significa arcar com recursos próprios o prejuízo provocado. Na educação combina-se a consequência. ”
(Citação do autor Içami Tiba no Livro Família de Alta Performance – 2009)


Nenhum comentário: