HISTÓRIA DA ESCOLA WALTER

A Escola é a pedra Fundamental de toda e qualquer sociedade, porque é ela que completa a educação e é ela que ajuda o homem a se completar.
O primeiro Ano (1984) da Escola foi difícil, pois estávamos iniciando juntas, Escola, professores, alunos(as) e o Loteamento. A cada dia chegava uma nova família e novos alunos, vindas de todas as cidades do Vale dos Sinos.
Cumprindo um compromisso assumido há menos de noventa dias, no dia 15 de março de 1984 a Escola foi entregue a comunidade e passa a se chamar Walter Jacob Bauermann, anexo a E. M. Germano Dauernheimer. 
A primeira diretora da escola foi a professora Isabel Fátima Piaia e assumia junto a 3ª série da escola.
As demais professoras foram: Ana Maria Sanabria da Silva, Elaine Tretto e Izabel de Oliveira Sarmento, que em 1986 assumiu a direção da escola.
A inauguração da Escola Municipal de 1º Grau IncompletoWalter Jacob Bauermann, no dia 09 de junho de 1985.
A placa  de inauguração foi em homenagem ao Sr. Walter Jcob Bauermann foi desencerrada pela Senhora Helga Baueermann, Sr. Prefeito Frederico Leuck, Deputado Estadual Nelson Ritzel e Sr. Alcindo Sachetti.
A escola Recebeu esse nome em homenagem ao vice - prefeito  desta administração, Walter Jacob Bauermann, que faleceu no primeiro ano de governo.
No ano de 1990 iniciou as 5ª séries na escola.

História do Walter Jacob Bauermann



Walter Jacob Bauermann era natural de Montenegro, onde nasceu a 24 e julho de 1926. Filho de Jorge Bauermann e de Emília Guilhermina Bauermann, casou com Elga Theolinda Kolling, em Estância Velha, em 24 de junho de 1950. Desta união nasceram a filha Dorli Regina e o filho Jorge Antônio. Deixou as netas Tatiana e Débora, além dos netos Jorge Ismael. Faleceu em 01 de outubro de 1983, no hospital Regina de Novo Hamburgo RS, vítima de edema pulmonar.
Portador de temperamento disposto e alegre, Walter era benquisto por todos, revelando-se a todos compreensivo, colaborador, animador de nossas festas.
No período compreendido entre 16 de maio de 1964 ate 1968, exerceu as funções de primeiro Presidente do Circulo de Pais e Mestres da Escola Municipal Germano Daurnheimer, sendo, então Diretora a Professora Iracy Lampert.
No campo politico filiou-se à antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional) em 05 de maio de 1972. Concorreu a vereador em 15 de novembro de 1972, concluiu a gestação em 31 de janeiro de 1977. Na eleição de 15 de novembro de 1976 foi candidato a vice- prefeito. Filiou-se ao PDS ( Partido Democrático Social) a 23 de agosto de 1980. Sempre lutando por Estância Velha, concorreu como vice-prefeito na eleição de 15 de novembro de 1982, elegendo-se e tomando posse em 31 de janeiro de 1983. ( Frederico Leuck como Prefeito).
No campo profissional, Walter foi bem sucedido. Foi Sócio-Gerente da SETAF, fundada em 26 de setembro de 1974. Destacou-se como Gerente Florestal, devido sua larga experiência no setor, pois, desde moço trabalhou no ramo de floresta.
As cercanias onde, hoje situa-se a Escola Municipal Walter Jacob Bauermann e parte da Nova Estância, eram de sua propriedade.

Nenhum comentário: