27 abril 2012

Trabalhando água e os 5 sentidos

 Dentro do projeto “Água indispensável para a vida” a professora Marlene da turma de 1ºano 12 desenvolveu atividades envolvendo os 5 sentidos com os alunos.
Segundo os relatos da professora, através de atividades práticas, a aprendizagem acontece naturalmente.

Visão

A professora colocou água em copos transparentes para os alunos observarem sua cor. A seguir misturou tinta das cores primarias na água e exploraram as cores que surgiram. Também se misturou chá de marcela, café e outras substâncias .

Tato
O sentido do tato foi explorado com os alunos tocando na água com diversas substâncias misturadas nela como: areia, maisena, sal e açúcar.
E também tocaram na água morna, gelada e na temperatura ambiente.

Audição
Aproveitando a aula de informática a professora reproduziu vídeos, somente com som da água, para os alunos ouvir, imaginar e desenhar o que ouviram. Logo depois mostrou o vídeo para ver se conseguiram identificar os sons da água.

Olfato
Os alunos cheiraram a água pura e cheiraram a água com diversas substâncias como (vinagre, café, leite, suco e perfume...) com os olhos vendados

Paladar
Os alunos provaram a água com sal, açúcar, café, chá e vinagre para sentir a diferença de gosto entre essas substâncias com os olhos vendados.

Escrito por: Cíntia de Souza (82) e Paola Schneider (71).

Nenhum comentário: