Foi recebido por todos os alunos com muita alegria e festa.
28 março 2016
PÁSCOA
Foi recebido por todos os alunos com muita alegria e festa.
DIA DA ÁGUA
No dia 22 de março se comemora o dia da água. Nossa escola realizou a seguinte atividade.
Cada turma teve que trazer 10 litros de água para o consumo durante o turno de aula. Para beber, higiene e usar no banheiro.
Essa atividade foi para alertar e conscientizar o uso adequado e responsável da água.
11 março 2016
JOGOS e ATIVIDADES
# Cartazes confeccionado com bonecos (personagens) que contaram com a participação de todos, onde cada um desenhou uma parte do boneco;
# Jogo de dominó com peças com palavras e desenhos;
# Jogo de memória onde cada grupo tabulou a quantidade de vitórias a fim de saber o vencedor, assim como, realizou a contagem de peças encontradas em cada partida, somando se todas ao fim do jogo.
18 fevereiro 2016
REUNIÃO COM OS PAIS!
Senhores Pais e ou Responsáveis
Queremos convidá-los para conhecerem as pessoas, os professores que estarão mediando os diferentes conhecimentos de seus filhos.
Quem será?
Qual a proposta de trabalho que será desenvolvido?
Como será a sua avaliação?
Como sua família poderá ajudar seu(sua) filho(a) nas novas descobertas e aprendizagens significativas?
Para descobrir essas respostas compareça na escola no dia 22/02, segunda-feira, às 19h, para conversar com o professor de seu(sua) filho(a) na 1ª Reunião de Pais por Turma/2016.
Atenciosamente,
Equipe Walter
04 dezembro 2015
PRÊMIO FIERGS/SESI - CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE/2015
Em 2014, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e
Cultura – SEMEC, firmou parceria com o Sistema Fiergs/Sesi, a qual propunha
capacitar as equipes gestoras no programa Consultoria para Educação de
Qualidade.
A Consultoria teve andamento durante os anos de 2014 e 2015, onde
diretoras e coordenadoras de toda a rede municipal (escolas de educação
infantil e ensino fundamental) aprenderam e tiveram a oportunidade de aplicar a
metodologia e as ferramentas que o programa propunha.
Dentro de tantas, destacamos a construção da missão, visão e valores que
norteiam o trabalho da Escola, o diagnóstico da escola, a gestão democrática
através da formação do Conselho Representativo Escolar (hoje legalmente chamado
de Grupo de Trabalho), tendo participação efetiva de todos os segmentos da
comunidade escolar no olhar sensível sobre à escola e na elaboração e aplicação
de estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da educação
fornecida através do Plano de Ação.
Durante estes anos, o olhar sobre os resultados apresentados nas
diferentes ações da escola foram fundamentais para que crescêssemos enquanto
equipe gestora, como equipe Walter, como comunidade escolar, pois além do
olhar, a reflexão sobre a prática pedagógica, que escola queremos ser vistas e
o compromisso para que bons resultados aparecessem à curto, médio e a longo
prazo, passo importante para o processo.
Todo o trabalho desenvolvido foi reunido no relatório apresentado a
equipe avaliadora do Sesi. Ao todo, 38 escolas do Rio Grande do Sul
encaminharam seus relatos.
A Escola Walter Jacob Bauermann é uma das 6 escolas finalistas do Prêmio
Sesi – Educação de Qualidade.
Na terça-feira, dia 10 de novembro, a Escola recebeu a visita técnica do
Sesi, que pode comprovar as diferentes práticas em busca da Educação de
Qualidade, desenvolvidas pelo projeto “Diferentes olhares para os diferentes
sujeitos”: Fórum de Inclusão, Autor Presente, Culminância dos Projetos dos Anos
Iniciais, QualiVida, Clube das Mães, o Conselho Representativo Escolar/Grupo de
Trabalho, Mutirão Ambiental, Cartaz da Paz, premiado no concurso municipal e
exemplos de aulas inovadoras. Também, etapas do programa foram mostradas como
Quadro da Gestão Compartilhada, banner institucional da Escola, quadro do
Conselho Representativo Escolar/Grupo de Trabalho, reportagens e vídeos que
circularam nos meios de comunicação da região.
Contudo, é impossível medir a sensação de pertencimento a este trabalho,
de orgulho do reconhecimento, da satisfação de fazer parte desse processo. Toda
a comunidade escolar está de parabéns pela união, pelo comprometimento e
competência com a proposta e trabalho desenvolvido.
20 novembro 2015
VALORIZAÇÃO DAS ETNIAS
Dificilmente vai
existir uma nação com uma composição étnica tão variada quanto o Brasil. Essa variedade étnica vem basicamente de
cinco fontes migratórias, que são:
- os nativos, que já moravam no Brasil antes da chegada dos
portugueses;
- os portugueses, que vieram ao Brasil
explorar as riquezas da Colônia;
- os negros africanos, trazidos pelo europeu para trabalhar nas
lavouras de cana de açúcar, no séc. XVI (16);
- a imigração europeia, onde se incluem
alemães, italianos, poloneses e tantos outros;
- e a entrada de imigrantes de várias origens,
vindos da Ásia, e do Oriente Médio.
Esses são, então, os
cinco grandes grupos das ETNIAS que
formam o Brasil.
O enfoque para o qual a gente dirigiu a programação aqui na
Escola Walter privilegia um pouco mais a cultura negra, pela proximidade que a gente se encontra
com o Dia Nacional da Consciência Negra,
comemorado amanhã, dia 20 de
novembro.
Essa
data é uma homenagem à morte de Zumbi, líder negro do Quilombo dos
Palmares, na região Nordeste do Brasil, e foi reivindicada pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, ainda nos tempos
da Ditadura Militar. A homenagem a Zumbi foi justa, pois este personagem
histórico representou a luta do negro contra a escravidão no Brasil Colonial.
Planejamos
nossa programação de forma a atingir os anos iniciais e os anos finais da
Escola Walter, integrando a todos na valorização das etnias brasileiras.
Durante
o dia, ocorreu as atividades de teatro de sombra, poesia, palestra, oficinas e visita à
exposição dos trabalhos de alunos.
Agradecemos a todos da comunidade Walter que colaboraram para esse evento.
Agradecemos a todos da comunidade Walter que colaboraram para esse evento.
Comissão
da Etnias Raciais
16 novembro 2015
3ª EDIÇÃO DO AUTOR PRESENTE
Ocorreu nos dias 5 e de novembro a 3ª Edição do Autor presente, mentoras Rosana Poggere e Adriana Schmidt. O evento foi organizado pelos professores Rosana Poggere, Talize Zilio e Eduardo Wolff.
Contamos com a presença das autoras Annie Müller, no dia 5, para os anos finais, com os livros "A turma do Meet" - 6º anos, "A turma do Meet Ligados na música" - 7º anos, "A turma do Meet em busca da 8ª Estrela - 8º anos e "Os Donos do mundo" - 9º anos e Deborah Luckmann para os anos inicias com o livro "O Paplito na escola" e Paplito na escola", onde foram realizado várias atividades diferenciadas com cada turma.
Os 6ºe 7º anos fizeram mandalas com a professora Adriana.
Já os professores Rosana, Talize e Eduardo, realizaram um trabalho interdisciplinar, onde cada ano realizou um trabalho diferente, de acordo com o tema do livro lido.
Os 7º anos trabalharam com músicas, escolhendo e ligando-as a um personagem. Daí surgiu o Meet da música, montado no ginásio no dia do evento.
Os 8º anos fizeram o baú do tempo, cada aluno vez um scrapbook, um perfil, que foi colocado dentro do baú. Esse foi acorrentado, chaveado e ficará guardado na biblioteca da escola. Será aberto daqui 5 anos.
O 9º anos fizeram um vídeo baseado nos capítulos do livro "Donos do mundo", nos quais estão num canal do Youtube. Criação da profe Talize e colaboração da profe Rosana.
O professor Eduardo, juntamente com os alunos pintaram baús, confeccionaram cartazes que ornamentaram o palco, mesa e o Meet da leitura no espaço da escola.
Também teve a participação do grupo Teatral 2X2 com uma peça para os adolescentes.
Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram para esse evento ser um sucesso que foi.
09 novembro 2015
CARTAZ "COMPARTILHA A PAZ"
A escola participou do concurso do cartaz da paz realizado pelo LIONS CLUB com o tema "Compartilha a Paz".
A aluna Eduarda Franciele Pedroso (83), foi escolhida da escola para representá - la.
Sendo que foi eleito o melhor cartaz pela comissão julgadora para representar o município em âmbito regional.
Parabéns ao professor Eduardo e aluna pelo lindo trabalho, eles foram homenageada na janta do Lions Club do dia 20 de outubro.
Assinar:
Postagens (Atom)








