30 setembro 2013

PARÓDIA SOBRE TRÂNSITO

         A Hora Cívica da última quarta-feira (25 DE SETEMBRO) no turno da tarde, contou com a apresentação de uma paródia da música “Fugidinha” do Michel Teló na voz dos alunos da Turma 43 da professora Natalha.
      A letra que foi modificada e coreografada pelos alunos, teve como objetivo passar uma mensagem de conscientização no trânsito.
    Antes da proposta, o tema foi bastante trabalhado e refletido em sala de aula pela turma, assim como em todas as outras da escola Walter.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO ~

   NA SEMANA PASSADA, DE 23 Á 27 DE SETEMBRO ,OCORREU A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO.
       E COMO A COMBINAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA, MAIS BEBIDA, MAIS  TRANSITO PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS  TERRÍVEIS   COMO NO VÍDEO ABAIXO.
      SEGUE A PROGRAMAÇÃO :23/9= ABERTURA OFICIAL NO ESPAÇO CULTURAL AS 19HORAS
A ESCOL REALIZOU ATIVIDADES ALERTANDO SOBRE OS PERIGOS QUE PODEM OCORRER NESTE MEIO.
       25/9=PALESTRA COM A GUARDA DE TRÂNSITO PARA  AS SÉRIES FINAIS E “BATALHA NAVAL” PARA  AS SÉRIES INICIAIS PELA MANHÃ, E A TARDE, SIMULAÇÃO DE UM ACIDENTE CONTANDO COM AS ORIENTAÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL E  O CORPO DE BOMBEIROS.
      26/9=ATIVIDADES COM O CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS SOBRE 1º SOCORROS.
      27/9=APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL :”NO TRANSITO NÃO SE BRINCA” OU CAMPANHA DE TEATRO CURTO ARTE, AOS ALUNOS AOS 3º E 4ºs ANOS NO ESPAÇO CULTURAL.
LEMBRE-SE: “SE BEBER NÃO DIRIJA!”

FABIANE LEITE / VINICIUS AGUIAR






PROVA DO LIBERATO ~

Atenção alunos de 8ª série !!
            As inscrições para a prova do Liberato estão abertas desde o dia 6 de setembro e ficarão até o dia 6 de novembro. O dia da prova será: 24/11/2013 ( domingo )
         Recomenda-se para os interessados em fazer a prova de seleção para o Liberato visitem o site http://www.inscreverse.com.br/liberato/edital_diurno.htm para mais informações. Para língua portuguesa os alunos deverão ler o livro “Max e os Felinos” de Moacyr Scliar, em versão pocket a partir de 2009 ou publicações anteriores que contenham: introdução do autor e análise de Zilá Bernd, intitulada “ De trânsitos e sobrevivências”

         Obs.: sugere-se aos candidatos que assistam ao filme “As Aventuras de Pi ”, dirigido por Ang Lee.

DIGITADO POR : Paola Schneider (81) e Rafael Grbler(83)

27 setembro 2013

RODÍZIO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS

Na última terça-feira, dia 24, a turma 21 da professora Natalha,  realizou uma atividade envolvendo histórias matemáticas que foram trabalhadas em grupos.
Cada grupo ganhou inicialmente uma história e dentro de um tempo limite, deveria discutir como efetuar a operação necessária, ajudando-se mutuamente. Ao sinal da professora, os grupos deveriam trocar as fichas com as histórias em sentido horário.

O trabalho e aprendizagem  observados na turma foram bastante úteis para fortalecer ainda mais o vínculo afetivo, a troca de conhecimentos e o espírito de coletividade.

CULTURA GAÚCHA


Segunda-feira dia 23, os alunos do 4º ano 43 apresentaram para os colegas e professora Natalha, lindos trabalhos sobre temas específicos da cultura gaúcha.

Assuntos como culinária, manifestações artísticas, símbolos do Estado, Revolução Farroupilha e curiosidades foram muito bem desenvolvidos pelos próprios alunos, que partiram de pesquisas na aula de informática  para a elaboração dos conteúdos.
                Atingiu-se plenamente o objetivo de  fazer com que a turma conhecesse e compreendesse melhor alguns aspectos da história e cultura do Rio Grande do Sul através da linguagem dos próprios alunos.

24 setembro 2013

JOÃO DE BARRO

A professora Andréia do 1º ano 11, contou a história do João de Barro e a partir do mesmo os alunos confeccionaram um  ninho de João de Barro com argila. Gostaram muito de realizar esta atividade.

SEMANA FARROUPILHA ~


Nos dias 16 e 17 de Setembro, os alunos do 2º ao 5º ano foram para o CTG Mourão de Estância Velha, para prestigiar e aprender um pouco mais sobre a cultura do Rio Grande do Sul.
No dia 18 de Setembro, foi proporcionado, para os alunos de 6º ano a 8ª serie uma mateada, com direito a músicas gauchescas com a participação dos cantores João de Carmo e Evivaldo Calgaroto (Padre), do gaiteiro mirim Eduardo Machado da Silva do 7º ano 71 e competição da mais bela Cuia.
Todos os alunos da escola se abrilhantaram com tanta cultura em movimento, e ficamos gratificados com a iniciativa da escola.

Texto de Paola Schneider 81 ~

11 setembro 2013

RELEITURA DA OBRA "THE HUG" DO ROMERO BRITTO

Na primeira Quinzena de agosto, os alunos da turma 21 da professora Natalha conheceram um pouco da vida e obra do artista plástico e serígrafo brasileiro, Romero Britto.
Os alunos ficaram maravilhados com a explosão de cores e formas cubistas que são características do trabalho do artista internacional.
Empolgados, também fizeram uma releitura da obra “The Hug” (O Abraço) que resultou em uma exposição muito interessante.