26 novembro 2012

Experiências da 8ª Série 84

Os alunos da 8º série, turma 84 pesquisaram e apresentaram suas experiências. Foi uma atividade avaliativa para a disciplina de Ciências.
       As experiências foram apresentadas  no laboratório.
       Os alunos também entregaram um relatório.
       Essa atividade contribuiu para a iniciação científica dos alunos.

Escrito por: Professora Elisa Mentz
Digitado por: Cíntia de Souza (82)

AES Sul na comunidade



Em 2012, o programa de eficiência de energética da AES Sul traz ao público o projeto AES Sul na comunidade Educar para Transformar.    

       O projeto se caracteriza por ser um conjunto de ações que objetivam realizar um processo educativo transformador, buscando a criação de uma sociedade mais sustentável. Para tanto, buscam o desenvolvimento das comunidades.

       Nos dias 13 e 14 de novembro, a AES Sul montou no ginásio da escola toda a estrutura do Projeto Educar para Transformar. Havia agendamento prévio das escolas de Estância Velha para a visitação. A proposta   da AES Sul era de conscientizar a comunidade  sobre como usar a energia com consciência.

 Digitado por Letícia Medeiros  ( 81)

Passeio do 2º Ano para Parque Terra Mágica Florybal em Canela


Veja o vídeo de fotos do passeio do 2º Ano 21, 22 e 23 no dia 8 de novembro para o Parque Terra Mágica Florybal.
Os alunos adoraram o passeio e ficaram encantados com tunel com cheiro de chocolate na entrada do parque e com os dinossauros que se movimentavam e emitiam som.
Os professores das turmas realizaram varios trabalhos a partir desse passeio como textos, maquetes e desenhos.

Escrito Por Professora Silvânia

23 novembro 2012

Guri Bom de Bola


Parabéns, no dia 11 de Novembro, os meninos da equipe de futebol da E.M.E.F Walter Jacob Bauermann ficaram em 5º lugar na 2º etapa eliminatória do Guri Bom de Bola.
A equipe jogou duas partidas, a primeira contra a equipe da cidade de Cachoeirinha ganhando de 2x1 e a segunda partida empatou com o Novo Hamburgo em 0x0. Como uma equipe se classificava por chave, ficamos em 2º lugar, pois perdemos no saldo de gols para o Novo Hamburgo.
Um agradecimento especial as professoras Célia e Soraia que auxiliaram o professor João na organização dos alunos. Também um muito obrigado aos pais que estavam presentes e ajudaram a assar o salsichão para os alunos.
Felicitações pelo 5º lugar na etapa regional do Guri Bom de Bola pelo Bi campeonato municipal no masculino. E que no ano que vem, tenhamos os mesmos resultados deste ano!
Parabeńs a toda comunidade Walter!!
Escrito por: Professor João Batista Garcez
Digitado por: Cintia de Souza ( 82)

06 novembro 2012

Guri Bom de Bola



No 28 de outubro os alunos da E. M. E. F. Walter Jacob Bauermann representaram o município de Estância Velha na etapa regional do Guri Bom de Bola no Centro de Treinamento do Grêmio na cidade de Eldorado do Sul.

O time masculino que é bicampeão municipal de Estância Velha no sorteio das chaves da primeira fase jogou com a equipe de Nova Hartz, ganhando de 1 X 0 e a segunda partida foi contra a equipe de Santa Maria do Herval, também vencendo por 3 X 0.

A equipe se classificou para as quartas de final que se realização no dia 11 de novembro.

Parabéns, a todos os alunos e professores envolvidos e a boa sorte no dia 11 de novembro. Vamos Walter!!!!!

Professor João

30 outubro 2012

Semana da Alimentação na Escola Walter



Entrevista com a professora Beatriz sobre a Semana da Alimentação.

Qual a importância da semana da alimentação?

Explicar aos alunos sobre a importância de ter uma alimentação saudável, uma boa saúde e para valorizar o trabalho realizado pela professora Rosana Poggere.

 A Semana da Alimentação na escola Walter abordou a gastronomia típica do Rio Grande do Sul, a agricultura familiar de Estância Velha, os alimentos transgênicos, bem como o desperdícios dos alimentos, tema este, desenvolvido a partir de uma visita na CEASA em Porto Alegre.

Os assuntos acima mencionados foram pela Estação Ecologia de Estância Velha e professora Rosana com alunos.

Aconteceu também apresentações culturais, como danças e musicas gauchescos.

Finalizando a programação os alunos almoçaram um delicioso carreteiro de charque feito pelo patrão do CTG Mourão.

 
ESCRITO POR: RUAN GARCIA (83) E DAVI JR (82)

29 outubro 2012

Projeto Xadrez da escola



Entrevista com a professora Beatriz sobre o projeto de xadrez em nossa escola.

De quem foi a ideia da criação do projeto?
A ideia foi minha porque gosto de xadrez e queria passar para os alunos esse esporte também haverá um campeonato.

E quando será? Será no dia 20/11, na escola, no turno da manhã, para todos os alunos que quiserem participar.

O que o jogo de xadrez contribui para os jogadores? Ajuda a desenvolver o raciocínio lógico.
 
Escrito por Ruan (83)

Visita de estudo de alunos da escola no CEASA


            Durante a semana da alimentação, a professora Rosana Poggere, juntamente com alguns alunos da turma 81, foram visitar a CEASA, em Porto Alegre. Lá, foram recepcionados pelo sr. Claiton, que explicou a eles um pouco sobre o assunto. Ficaram sabendo que lá existe um projeto para reaproveitar os alimentos que aparentemente não podem mais ser consumidos. Depois, eles são doados a creches e instituições.

Cerca de 15 mil pessoas passam por lá diariamente, sendo que há pequenas cidades com um número menor a esse.

Foi comprovado que não há um estudo feito em relação aos alimentos mais desperdiçados, nem no RS nem no Brasil. O que temos é uma perda de cerca de 40% dos produtos hortifrutigranjeiros desde o campo até a mesa do consumidor.

Há alimentos de safra que podem durar até um ano desde que armazenados e conservados em caixas lacradas e colocando etileno (gás carbônico). Após aberto devem ser consumidos em, no máximo, uma semana.
 
Escrito por: Daniele e Letícia - 81