18 maio 2012

PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Os professores Ana Sanabria e João Batista participaram da primeira conferência municipal dos direitos da pessoa com a deficiência.
Foram discutidos temas problemáticos em Estância Velha (que eles encontram aqui) e também foram elaboradas propostas na área da educação, saúde, habitação e acessibilidade que garantem os direitos das pessoas com deficiência.
Foi uma conquista realizada para beneficiar as pessoas com deficiência em nosso município
Após apresentadas as propostas e a partir disso, as mesmas serão votadas em julho na cidade de Porto Alegre, na 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na palestra apresentada pelo chefe do gabinete da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas com altas habilidades no RGS) foi salientado a importância da convivência dos alunos na escola com os alunos com deficiência, por que isso ensinará a terem mais respeito e tolerância, além de tornar a sociedade mais humana .

Escrito por:Paola Schneider e Cíntia de Souza.

11 maio 2012

GAROTA E GAROTO WALTER E BROTO WALTER


CANDIDATOS BROTO WALTER
1° ano 11-Paola Fernanda Ribeiro
Eduardo Linder do Santos

1° ano 12-Kamille Diniz
Eduardo França de Castro

2° ano 21- Nicole Senger

2° ano 22-Leticia de Andrade de Oliveira
Vinicius Cauã de Vargas

2° ano 23-Lavínia Koch Gaziero
João Everton dos Santos Batista

3° ano 31-Maria Eduarda Berghan
Mateus Henrique Sulzbach

3° ano 32-Welisson Emiliano Gund
Julia de Souza Chagas

3° ano 33-Manuela Ines Schnantes de Alcantara
Erik Francisco Minks Figueiredo

4° ano 41-Renan Pilger
Carla Tauane de Oliveira

4° ano 42-Djovanna de Lara Cordova
Samuel Busnello da Silveira
5° ano 51-Rafaela Linder do Santos
Matheus de Moraes Kunst

5° ano 52-Marina Laura Maurer
Igor Coutinho de Oliveira

5° ano 53-Thássila Roberta Heck
Samuel Aguiar Oviedo

CANDIDATOS GAROTA E GAROTO WALTER

6° ano 61-Thaina Friedrich Nunes

6° ano 62- Joana Da Silva Mendonça
Adriel Cavalheiro Herasinczuk

6° série 61-Caroline Gabriele do Santos

6° série 62-Stefanie Sell Machado

6° série 63-Daniel Brandão Dornelles
Jennifer Dornelles Fagundes

6° série 64-Júlia Maria Stroschone de Azevedo
Kévin Bodde Prestes

7° série 71-Vitória Caroline Da Costa
Thalles Braga Brixner

7° série 72-Gabriel Vinicius da Rosa Meira
Luana Vanessa do Santos

7° série 73-Eduarda Koch
Luciano dos Santos

7° série 74-Amábile dos Santos Bielefeldt
Carlos Guilherme Guzman

7° série 75-Kéllen Brenda de Oliveira dos Santos
Luís Paulo Toniazzo

8° série 81 Otávio Miguel Weber
Nathalia Helena Selzlein

8° série 82-Alan da Silva
Kelly Caroline Coelho

8° série 83-Giovana do Santos Farias
Akauan Oliveira Barres

8° série 84-Pamela Cristina Escarban

Escrito por: Ruan (83) e Paola (71)

02 maio 2012

BIBLIOTECA ABERTA DURANTE O RECREIO


No recreio está ocorrendo uma nova atividade na nossa escola que é a utilização do espaço da biblioteca, para incentivar o hábito da leitura nos alunos.
O momento da leitura está sendo bem valorizado pelos alunos de 1º ano a 8ª série. Os alunos do turno da manhã estão tendo maior participação do que os alunos do turno da tarde.
As leituras mais procuradas são: o livro do Guiness (recordes), revistas, gibis, etc.
A bibliotecária Mara está satisfeita com o projeto porque atingiu o objetivo proposto. A professora conta com a presença de todos e que continuem frequentando a biblioteca neste horário.

Escrito por Paola Schneider (turma 71)


GAROTA&GAROTO WALTER
& BROTO WALTER 
2012

Venham Prestigiar!
Dia: 25\05\2012 – 19h
Local: No ginásio da Escola Walter
Obs.: Ingressos antecipados na secretaria da Escola (Rose) a partir do dia 02/05 no valor de R$ 3,00 e ingressos na hora no valor de R$ 5,00.

27 abril 2012

PROJETO DE PINTURA COM O PROFESSOR EDUARDO


O Projeto de Pintura acontece no turno da manhã e no turno da tarde nos seguintes dias:

Quarta-feira à tarde das 13:30 às 16:30
Quinta-feira de manhã das 09:40 às 11:30

O projeto começou no mês março no turno da tarde e no mês de abril no turno da manhã.
O objetivo do projeto de pintura é oportunizar aos alunos o contato e o desenvolvimento da técnica de pintura em óleo sobre tela. Além disso, essa técnica seria difícil de desenvolver em sala de aula, devido ao grande número de alunos em cada turma. 

Escrito por: Paola Schneider (71) 

Nossa escola e sua participação no KERB!


Entrevistamos a professora Simone sobre a organização e apresentação no KERB.
A escola apresentou o tema economia e indústria..
As professoras Daniela, Simone, Mariana e Tatiane pesquisaram em livros sobre o assunto.
  Após, reuniram 20 crianças que ensaiaram durante a semana na escola. Para a apresentação, cada criança utilizou uma roupa típica alemã e cartazes.
A apresentação ocorreu no dia 21 de abril na Praça 1º de Maio.

ESCRITO POR:DAVI JR (82) E RUAN GARCIA (83) 

 

Trabalhando água e os 5 sentidos

 Dentro do projeto “Água indispensável para a vida” a professora Marlene da turma de 1ºano 12 desenvolveu atividades envolvendo os 5 sentidos com os alunos.
Segundo os relatos da professora, através de atividades práticas, a aprendizagem acontece naturalmente.

Visão

A professora colocou água em copos transparentes para os alunos observarem sua cor. A seguir misturou tinta das cores primarias na água e exploraram as cores que surgiram. Também se misturou chá de marcela, café e outras substâncias .

Tato
O sentido do tato foi explorado com os alunos tocando na água com diversas substâncias misturadas nela como: areia, maisena, sal e açúcar.
E também tocaram na água morna, gelada e na temperatura ambiente.

Audição
Aproveitando a aula de informática a professora reproduziu vídeos, somente com som da água, para os alunos ouvir, imaginar e desenhar o que ouviram. Logo depois mostrou o vídeo para ver se conseguiram identificar os sons da água.

Olfato
Os alunos cheiraram a água pura e cheiraram a água com diversas substâncias como (vinagre, café, leite, suco e perfume...) com os olhos vendados

Paladar
Os alunos provaram a água com sal, açúcar, café, chá e vinagre para sentir a diferença de gosto entre essas substâncias com os olhos vendados.

Escrito por: Cíntia de Souza (82) e Paola Schneider (71).

20 abril 2012

Laboratório de Redação.

  • Essa atividade tem por objetivo levar ao aluno a redigir com ordem e método, por meio da prática do conjunto (técnicas) sugeridas. Por ordem e método entende-se que o texto precisa que o pensamento seja organizado e o trato com a língua desenvolvido.
  • Prosseguimento.

*Escolher um dos textos elaborado pelos alunos e fazer a leitura para a turma;

  • Após a leitura do texto, instigar os alunos a comentar sobre o mesmo;
  • Analisado o texto com grande grupo para que perceba se o mesmo contém coesão, coerência, além de alertar para a ortografia e pontuação, parágrafo, criatividade, ordem e matado.

*Objetivo das análises do texto:

  • Fazer com que o aluno perceba a escrita do texto tanto a ortografia como quanto a organização das ideias e da criatividade;
  • Redigir um texto com ordem e método;
  • Desenvolver a habilidade para escrever;
  • Saber todas as formas de composição de um texto;
  • Perceberem a importância de escrever bem, uma vez que tanto o vestibular e os concursos exigem a redação e a usam como item eliminatório.
    Escrito por: Brenda, Cíntia e Nathália.

10 abril 2012

Aula de música na escola!!


As aulas serão praticadas no turno contrário.
A música é importante porque contribui para desenvolver aptidões nos alunos.
Este ano a escola está inovando com a possibilidade dos alunos terem aula de música como flauta doce, violão e canto no turno contrário


Inicio das aulas: 09 e 10 de abril.
Valor da mensalidade:
Violão = R$20,00
Canto = R$20,00
Flauta doce= R$20,00 mensal. E mais 21,90 para a aquisição do instrumento.
OBS: Tem que pagar um mês adiantado para participar das aulas. Somente para 3°ano até 8ª série.
INSCRIÇÕES: na secretaria da escola.
Dias das aulas:

Manhã: TERÇA-FEIRA
. FLAUTA DOCE: turma 1 (7 alunos de 3º,4º e 5º ano) das 8:00hs até ás 8:40hs.
.FLAUTA DOCE: turma 2 ( 8 alunos de 6ºano,6ª,7ª e 8ª serie) das 8:40hs até ás 9:20hs.
.VIOLÃO: turma 1 ( 6 alunos de 6ª,7ª e 8ª serie) das 9:30hs até às 10:10hs.
.CANTO: turma 1(7 alunos de 3º, 4º e 5º ano) das 10:20hs até às 11:00hs.
.CANTO: turma 2 (8 alunos de 6º ano, 6ª, 7ª e 8ª serie)11:00hs até às 11:30hs.
Tarde: TERÇA-FEIRA

.FLAUTA DOCE: turma 3( 7 alunos de 3º,4º e 5º ano) das 13:30hs até às 14:10hs
.FLAUTA DOCE: turma 4 ( 8 alunos de 6ºª ano, 6ª,7ª e 8ª serie) das 14:10 até às 14:50hs

.VIOLÃO: turma 2 (6 alunos de 6ª,7ª e 8ª serie) das 15:00hs até às 15:40hs.
.CANTO: turma 3 ( 7 alunos de 3º, 4º e 5º ano) das 15:40hs até às 16:20hs.
.CANTO: turma 4 ( 8 alunos de 6ºano,6ª, 7ª e 8ªserie) das 16:20hs até às 17:00hs.

TARDE: SEGUNDA-FEIRA

.VIOLÃO: turma 3 (6 alunos de 3º,4º e 5ºano) das 15:30hs até às 16:10hs.
.VIOLÃO: turma 4 ( 6 alunos de 6ºano,6ªº,7ª e 8ª serie) das 16:20hs até às 17:00hs.
.ENSAIO GERAL(combinar com alunos) das 17:30hs até às 18:30hs.
ESCRITO POR: Paola Schneider(71).