28 novembro 2011

O FIM DO ANO.

O jornal da escola Walter, gostaria de agradecer a todos a atenção e os minutos que vocês leitores despuseram para acompanhar nossas postagens.
Trabalhar em projetos assim, só tendo um grupo de alunos eficientes e dedicados, que vieram trabalhar, que é sim uma forma de trabalho, mesmo nas manhas frias, chuvosas ou que tivessem outro compromisso, estavam presentes. UM MUITO OBRIGADO.
Gostaríamos de lembrar a todos que estamos mais uma vez chegando ao termino de um ano letivo. Um ano de altos e baixos, que tivemos problemas de ordem interna e externa, professores novos chegaram, outros estão se despedindo. Mas a vida é assim pessoas entram e saem de nossas vidas a toda hora.
Aos alunos, toda a tenção de um ano de estudo, ou não, se concentram nestas ultimas semanas. Aqueles que já estão matematicamente aprovados, como se diz na gíria do futebol, nosso pedido e da direção, venham par a escola para colaborar com os colegas que supostamente estão reprovados.
Para aqueles alunos que estão a perigo ou que sabem que suas chances são poucas para aprovação, reflitam e pensem o que fez vocês estarem nesta situação? Com certeza faltou uma maior dedicação aos estudos. Mas lembrem-se isto não é o fim do mundo, no próximo ano, venha estudar com mais afinco, com vontade de estudar, pois o futuro de nosso país depende de vocês.
Aos professores, nosso muito obrigado pela cooperação, esperamos poder contar com vocês para o próximo ano.
A direção da escola desejamos a vocês força neste final de ano, pois ainda tem muita tarefas até o fechamento do ano.
No mais nosso muito obrigado, e um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

Walter School Musical 2011

Na última sexta-feira dia 25/11, ocorreu aqui na escola a 5º edição do Walter School Musical, com o tema “DECADES”.
As apresentações eram uma por turma, seguindo a década sorteada para ela. As décadas eram 70/80/90/2000 e os alunos criaram uma apresentação para representar aquela época.
O evento começou às 19:00 e terminou às 21:00. Contou com a presença de muitas pessoas que vieram prestigiar as apresentações.
Esta 5ª edição foi organizada pela professora Patrícia Shereder (profª de Inglês) e por uma comissão, composta pelos alunos: Jorge (83), Bruno (83), Davi (73), Kamila (82), Vitória (82), Carolina Serafim (81) e os professores João (Educação Física), professora Silvânia (Informática).

Garoto e Garota Walter 2011

No penúltimo sábado dia 19/11, aqui na escola, ocorreu a escolha do 1° Garoto e Garota Walter, Infantil (1° à 5°) e Juvenil (5ª à 8ª).
Os ingressos antecipados custavam 2,00 reais e os no dia 3,00 reais, foi vendido refrigerantes, enroladinhos e cachorro-quente.
Teve desfile de modas pela loja de roupas “Ninha Modas”. Os jurados eram os pais do CPM da escola, que escolheram como Garoto Juvenil o aluno da 7ª série Rodrigo Micheli Correia, e como Garota Juvenil a aluna também da 7ª série, Rafaela Zimmer. Pela categoria infantil a Garota escolhida foi a aluna 1° ano Pamela de Souza, e o Garoto do 4° ano João Eduardo Sarmento Schvingel. Cada um recebeu uma faixa de premiação e um livro, para incentivar a leitura.
Foi um evento realizado e organizado pela turma 8ª 83, que com os fundos obtidos irá pagar as despesas de formatura. A turma contou com a colaboração de professores e funcionários da escola.

07 novembro 2011

Definição de Etnia

O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. 
A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros (miscigenação cultural) pode provocar mudanças numa determinada etnia.
Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos à grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para designar diversos grupos étnicos existentes no mundo.
A ciência que estuda as etnias é conhecida como etnologia.

Nos dias 18 e 19 de novembro ocorrerá no município de Estancia Velha, a 2° jornada étnica, com apresentações e palestras de grupo d professores. Trata-se de uma importante discussão, pois ainda existe muita descriminação em nossa sociedade. Na escola os professores que irão preparar uma oficina serão Prof. Eduardo de artes e a Prof. Suzana de história, eles ministrarão uma aula em alguma escola da rede ainda a ser divulgada.
 Escrito por: Profº Alessandro

Mensagem em Homenagem ao Dia do Diretor

MAIS DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS DE HUMANIDADE” - Charles Chapplin
Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais,mas precisamos tomar máximo cuidado quando se trata de Seres humanos .
Para isso tornam-se necessárias pessoas que,com sua capacidade ,sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhora da nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto você DIRETORA é importante nesta mudança um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares. Que neste seu dia o “SER SUPREMO” lhe dê muita luz para enfrentar os desafios de sua função...

Escrito por: Bruno

03 novembro 2011

GAROTO & GAROTA WALTER

  Convidamos os alunos e a comunidade para prestigiarem o desfile "Garoto & garota Walter ", evento realizado com o objetivo de arrecadar fundos para a formatura da  8°série 83.
  O desfile será no dia 19 de novembro, sábado, com inicio às 14h e 30mim no ginásio da escola. Os ingressos estão sendo vendidos às segundas e quartas de  manhã e à tarde no horário de recreio. Valor dos ingressos antecipados R$ 2,00 e no dia R$ 3,00. As inscrições são abertas somente aos alunos de todas séries no valor de R$ 1,00. Serão vendido comes e bebes durante o desfile.

 Dúvidas: comissão 8°/83

31 outubro 2011

Walter School Musical

Prepare-se para a 5ª edição do Walter School Musical! Este evento vai acontecer no dia 25 de novembro no ginásio da escola, das 19h às 21h. Tem por tema este ano as “Decades” 70/80/90/00. Fiquem atentos as inscrições de sua turma, para poderem participar deste grande evento, que vem acontecendo ano a ano em nossa escola.

Escrito por: Jorge.

Classificação da Escola Walter nas Olimpíadas Escolares de 2011.

Veja agora como foi o nosso desempenho nas Olimpíadas Escolares de 2011.

Futsal
Fraldinha: 4º lugar.
Pré Mirim- Feminino: 2º lugar.
Pré Mirim- Masculino: não se classificou.
Mirim- Masculino: não se classificou.
Mirim- Feminino: 2º lugar.
Infantil- Masculino: 2º lugar.
Infantil- Feminino: não se classificou.

Voleibol
Infantil- Feminino: 3º lugar.
Infantil- Masculino: 2º lugar.

Basquetebol
Infanto- Masculino: 4º lugar.

Handebol
Mirim- Masculino: 5º lugar.
Mirim- Feminino: 2º lugar.
Infantil- Masculino: 3º lugar.
Infantil- Feminino:1º lugar.

Classificação Geral:
1º lugar categoria Infantil- 8ª séries.
2º lugar categoria Mirim- 6ª e 7ª séries.
3º lugar categoria Fraldinha- 2º e 3º anos.

Escrito por: Jorge.

Entrevista com o profº João de educação física

 *Como o Sr. analisa o desempenho da Walter nas olimpíadas?
Este ano foi abaixo do esperado, por não ter espaço físico para treinar.

*Tivemos um rendimento melhor ou pior que nos anos anteriores. Por que?
Rendimento abaixo, principalmente com os pequenos que necessitam de espaço físico para treinar. Outro atenuante que desde 2010 reduziu-se drasticamente os horários de projetos, pois tenho muitas turmas para dar aula. No meu ponto de vista aula e treinamento são duas coisas bem diferentes.

*O fato do ginásio estar muito tempo em reforma atrapalhou?
Atrapalhou totalmente e se agravou a situação pois a quadra esterna também estava em reformas, ficando assim os desportos de quadra prejudicados(handebol, basquete e vôlei).

*Qual a modalidade mais forte da escola e por que?
Sem sombra de dúvidas nos desportos individuais no atletismo os saltos de altura e distância, masculino e feminino. Pois faz anos que a Walter manda alunos para a I.E.E. Pois isso também se tornou uma tradição. E nos desportos coletivos sem sombra de dúvidas é o handebol, principalmente no feminino, toda via mantemos a regularidade de conquistar medalhas nas demais modalidades futsal...

 *Existe alunos com potencial para conquistar pódios além dos muros da escola?
Sim. Já tivemos alunos que integraram a seleção brasileira de basquete, alunos que foram recordistas e campeões gaúchos de atletismo. Atualmente possuímos alunos e ex alunos , que participam a níveis estadual e nacional nas diversas modalidades do atletismo.

*Essa geração de hoje está mais “preguiçosa” para praticar esportes? Sim ou não, e por que.
Sim. Os alunos preferem ficar na internet em jogos eletrônicos, ao invés de praticar atividades físicas.

*O Brasil foi terceiro no quadro de medalhas do Pan. Se investimos mais, seriamos iguais aos EUA?
Para podermos se igualar aos EUA teríamos que trabalhar 2 gerações inteiras, pois os EUA usa na maioria das modalidades equipes B no Pan, e mesmo assim, ficou no topo do quadro de medalhas.
Fomentamos a prática de esportes que consegue conquistar mais medalhas, como o levantamento de peso, tiro, arremesso de peso...

Escrito por: profº Alessandro e Jorge.