29 setembro 2011

Semana da criança

Programação da Semana da Criança
10 de outubro: Dia do Pijama (1º a 4 º) camiseta do time ( 5º ano a 8ª)
11 de outubro: Dia do Cabelo maluco - Interséries de 1º Ano a 5º Ano)
13 de outubro: Show de talentos ( Músicas Nacionais)
14 de Outubro: Dia da Fantasia

Obs: Qualquer dúvida contato com a comissão organizadora do evento. Professora Ana Sanabria e Mara.

12 setembro 2011

Oi, galera!

Estamos entrando na semana farroupilha, mas por que comemorar uma guerra perdida?
As questões são muitas, entre elas a briga que nossos antepassados tiveram contra um governo monarquista em prol de interesses estrangeiros e a campanha em busca da libertação dos escravos,entre outros. Enfim motivos para esta data ser lembrada com carinho e orgulho existem.
Contudo, vale salientar que ser tradicionalista é muito mais que apenas colocar uma pilcha, uma faca na cintura e sair por aí com pose de “machão”. Ser tradicionalista é, antes de mais nada, ser gentil,educado,prestativo,companheiro. Não é necessário saber montar, tosquiar ou assar bem uma carne. Deve sim, incorporar o espírito de luta, mas de uma luta ideológica, sem armas e em prol de um ideal e melhoria de vida para todos.
Logo abaixo segue um pequeno resumo do que foi este conflito.
Boa semana farroupilha para todos!

Bento Gonçalves: um dos líderes da Revolução Farroupilha.

O que foi
- Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1845. Foi um movimento da elite riograndense.
Causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Os desdobramentos do conflito
- Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região.
- Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A liderança do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto.
- Em 1836, os farroupilhas obtém várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.
- No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense.
- Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.
O fim do movimento
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.


Término do Ginásio

Após acompanhar todo o andamento das obras em nossa escola e esperarmos com muita ansiedade, finalmente o nosso ginásio está terminado.
Ainda estão acontecendo alguns retoques de pinturas e outros itens. Mas enfim, estamos podendo voltar à rotina nas aulas de educação física.
Ficamos muito felizes, pois o ginásio está ótimo!

Interséries de Futsal

Nesta próxima segunda dia 19/09, teremos interséries de futsal. Pela manhã os alunos da 8ª e 7ª masculino e femenino e pela tarde os alunos da 6ª e 5ª masculino e femenino.
Disputarão jogos entre eles, sobrando assim o 1º 2º 3º lugares no pódio.

02 setembro 2011

Passeio ciclístico pela paz no trânsito na Escola Walter


Guardas coordenando o trânsito 1º a 5º ano.       Professora Marlene e Viviane responsáveis pelo projeto
Passeio dos aluno da 5ª Série a 8ª Série

No dia de 31/08 foi voltada ao trânsito, na Escola Walter Jacob Bauermann. Cerca de 300 alunos, dos dois turnos, realizaram um passeio ciclístico em função da paz no trânsito. No dia 25/08, foi a vez dos menores, de primeiro ao quinto ano. Com bicicletas e carrinhos de papelão, outros 300 alunos realizaram percursos, obedecendo a sinalização e os pedestres. A Guarda Municipal escoltou e orientou os estudantes nas atividades. O projeto de Trânsito está sendo trabalhado desde o início do ano na escola, por sugestão da Secretaria de Educação e coordenado pelas professoras Marlene Schmidt e Viviane Lenhardt, com apoio da equipe escolar. Além da atividade lúdica desenvolvida, estão sendo colocadas placas indicativas pela escola, com as regras, confeccionados nas aulas de Artes, com o professor Eduardo Wolff de Oliveira.

Professor Eduardo com alunos confeccionando as
 placas de trânsito para ser colocado no pátio da escola

Escrito por: Giovanna 83

23 agosto 2011

10 Dicas para uma boa alimentação

Temos 10 super dicas para uma alimentação saudável:

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.

Dicas de saúde retiradas do site http://www.saudedicas.com/.

Escrito por: Jorge, Bruno e Giovanna.

Guri bom de bola

A nossa escola participou do Projeto Estância Bom de Bola e foi campeã nas duas modalidades feminino e masculino. Assim sendo, em outubro irá participar das regionais em Porto Alegre
Entrevista com Professor João:
* Quantas equipes participaram?
6 feminino e 14 masculino
*A escola já havia sido campeã?
Sim, no masculino havia sido campeã em 2005, com a professora Rosa ,mas conquistou no ano passado o quarto lugar e nesse ano, finalmente, veio a ser campeãs com o trabalho do professor João
*Qual a motivação dos times, uma vez que estamos sem ginásio e ficou ruim de montar os times? E treinar?
É que muitos jogam fora da escola e eu do espaço para que eles me ajudem a montar o time. O feminino é mais complicado porque tenho que montar o time sozinho, mas fiz alguns testes durantes os jogos e conseguimos ganhar alguns.
*Espera conquistar o Bicampeonato ano que vem?
Sim, mas ainda temos muito trabalho a ser feito.
*Quando vai haver o campeonato regional de Guri Bom de Bola?
Iremos participar dia 16 de Outubro.

22 agosto 2011


Ser transmissor de verdades,
De inverdades...

Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.

Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
Homenagem do grupo do Jornal da Walter ao dia da  coordenadora.
Parabéns Coordenadora Regina!