09 outubro 2015

No dia 30 de setembro tivemos duas colegas que se aposentaram, a nossa diretora Elaine e a professora Diva.
A escola fez uma pequena homenagem para elas. 
A comunidade escolar agradece pelo belo trabalho, pela dedicação, deixando o legado da ética, competência e da garra. A vocês o nosso muito obrigado pelos ensinamentos.

07 outubro 2015

Ficha de Leitura : Livro Perigo na Floresta

                 
Os alunos do 3º Ano 32, da professora Regina Célia dedicaram a sua tarde com a leitura do livro: Perigo na Floresta, livro esse que fala das queimadas provocadas pelo ser humano.
                Após leitura em grupos, onde cada grupo tinha um líder para organizar a leitura, a busca e entrega dos materiais... cada aluno, individualmente , respondia a uma ficha onde haviam exercícios de completar, responder (de acordo com a sua opinião), retirar do texto e até uma representação através de desenho com justificativa do porquê da escolha daquela parte do livro ter sido escolhida para ilustração.
                Os líderes de cada grupo, eram responsáveis pela organização de seu grupo, tirar junto a professora as dúvidas que por ventura surgissem no grupo, buscar as folhas para os desenhos, grampear e organizar as folhas de cada aluno antes de entregarem tudo à professora.
                A atividade foi interessante, principalmente com relação a discussão que surgiu com o assunto das queimadas, o sofrimento dos animais da floresta, as reações e atitudes de cada animal e o posicionamento de cada aluno com relação aos fatos.
                Com certeza, repetiremos essa atividade, com livros interessantes e com temas do interesse dos alunos.


06 outubro 2015

TRÂNSITO

No dia 29 de setembro foi realizado um passeio ciclístico com todas as turmas da escola para observar os cuidados que devemos ter no trânsito.

05 outubro 2015

III Fórum da Inclusão











No dia 21 se setembro ocorreu III Fórum da Inclusão. O evento tem como objetivos valorizar as potencialidades e habilidades dos alunos com deficiência das escolas do município e Fomentar ações para uma Educação Inclusiva de qualidade.
          A programação do evento foi:
Manhã: Abertura 8h
*    Breve histórico da Educação Inclusiva
*    Grupo de Capoeira –Projeto Girassol
*    Apresentação do grupo de Integração “Clube do Segredo” EMEF Walter Jacob Bauermann
*    Troca de experiências – relatos de vida/superação (mães)
*    Show de Talentos (Participação especial): EMEF Presidente Kennedy, EMEF Walter Jacob Bauermann e EMEF Cândido Rondon.
Tarde: Abertura 13h 30min
*    Breve histórico da Educação Inclusiva
*    Apresentação do grupo de Integração “Clube do Segredo” EMEF Walter Jacob Bauermann
*    Troca de experiências – relatos de vida/superação (mães de alunos)
*    Show de Talentos (Participação especial): EMEF Presidente Kennedy e   EMEF Ervino Arthur Ritter.
Noite:  Abertura: 19h
*    Coffee Break para os membros da Associação de pais e apoiadores para as Pessoas com Deficiência EV
*    Hino Nacional em Libras (Prof e Diretora da EMEF Cândido Rondôn Alvina Oliveira)
*    Apresentação grupo de Percussão Musical – Otávio Scherer Mattes
*    Palestra “Educação para todos” Prof. Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva Ana Maria Do Carmo
*     Oficialização da Associação de Pais e Apoiadores para Pessoas com Deficiência de Estância Velha - APAPDEV
Parabéns a todos que de alguma forma participaram para o evento sair com sucesso.

25 setembro 2015

EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA DOS 9º ANOS.

        As turmas de 9º ano 91,92,93 estão estudando sobre substâncias e misturas.
     
Em relação as misturas aprenderam sobre misturas homogêneas e misturas heterogêneas. Cada grupo teve que escolher e apresentar algum tipo de mistura homogênea e mistura heterogênea.


Com esse tipo de atividade, a aprendizagem torna-se mais divertida e interessante.

18 setembro 2015

HORA CÍVICA DE SETEMBRO

       A hora cívica de setembro ocorreu durante a semana Farroupilha onde tivemos a chegada da chama crioula do CTG Mourão e   apresentações das turmas 82 com explicação sobre os trajes do gaúcho e da prenda  e um vídeo explicando a Revolução Farroupilha, 83 um vídeo com a musica Eu Sou do Sul e 52 com dança do maçanico.
     Tivemos também a apresentação dos Irmãos Machado que cantaram varias de suas musicas. 
    Parabéns a todas as apresentações que entraram no clima da Semana Farroupilha. 



FORMATURA PEIXE DOURADO

       No dia 15/09 (terça-feira) os alunos multiplicadores ambientais tiveram a formatura do Peixe Dourado na Estação Ecologia. 
      Os alunos do Peixe Dourado aprenderam sobre a importância da preservação dos arroios do município de Estância Velha. 

PASSEIO DOS 7º ANOS

                Nessa segunda-feira (14/09/15) os 7º anos tiveram um passeio de estudos para o Castelo Kebach em Montenegro.
               O passeio teve o objetivo de ajudar a compreender o conteúdo de historia, pois estão estudando a  Idade Média. 

11 setembro 2015

DESFILE CÍVICO DE 2015



No dia 5 de setembro ocorreu o desfile cívico das escolas de Estância Velha. Parabéns aos alunos, professores e pais que representaram tão bem a nossa escola.