26 junho 2015

GINCANA DA FESTA JUNINA

Está acontecendo na escola a gincana da festa junina . Tem tarefas para arrecadar alimentos, roupas para brechó, brindes, confecção de mascote, bandeirinhas, argolas, convites, cartazes, etc... e terá também tarefas culturais que a culminância será feita dia 30 de junho.
Todos estão convidados a participar da festa no dia 3 de julho. ANOS FINAIS: manhã e ANOS INICIAS: tarde.
Parabéns a todos os alunos, pais e professores pela dedicação na realização da gincana.

SEMANA DO MEIO AMIENTE

Dia 9 de junho pela parte da manhã, no espaço cultural, da 6º conferencia da criança e do adolescente de estancia velha um grupo de alunos representando os 4 oitavos anos fizeram uma apresentação sobre o meio ambiente com o tema "A responsabilidade do jovem com o meio ambiente". nessa apresentação foram abordadas varias ações feitas na escola e comunidade escolar apresentadas através de fotos no powerpoint e no livro do meio ambiente confeccionado pelo professor Eduardo Wolf e alunos. Além das fotos os aluns explicaram as ações e a apresentação foi encerrada com a parodia da musica Querencia Amada relacionada ao meio ambiente cantada pelos irmãos machado e elaborada pela professora Rosana Poggere e Rozelene Consoli, juntamente com os alunos do 2º ano 21. Essa apresentação foi um trabalho organizado pelas professoras Rosana Poggere, Priscila Trevisan e Eduardo Wolf de Oliveira e a escola foi bem representada por esse grupo de alunos.


23 junho 2015

SCRATCH

APERTE NA BANDEIRINHA PARA VER A ANIMAÇÃO.

SCRATCH


APERTE NA BANDEIRINHA PARA VER A HISTÓRIA.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Turmas do 5º ano 52 e 53 na aula de Educação física da professora Jaqueline Schons, exploraram "lutas" para desenvolver agilidade, concentração, respeito ao próximo, coordenação motora e disciplina... com muita diversão. 
Tiveram a ajuda do professor Pedro para desenvolver esta atividade.

CAVERNAS - 6º ANOS

Durante o primeiro trimestre os alunos da turma 61 desenvolveram várias atividades nas aulas de História do professor Marcos. Arte e História se completaram nessas aulas que culminaram na exposição sobre a Pré-História ocorrida no início do mês de Junho.

PROJETO DE SCRATCH - MEIO AMBIENTE


APERTE NA BARRA DO ESPAÇO.
CLIQUE NA BANDEIRINHA.

PROJETO DE SCRATCH - MEIO AMBIENTE


CLIQUE NA BANDEIRINHA.

PROJETO DE SCRATCH - MEIO AMBIENTE


CLIQUE NA BANDEIRINHA.

17 junho 2015

TRATAMENTO DE ÁGUA

A turma 52, da professora Deise, vem desenvolvendo durante este trimestre um projeto sobre a água. E, com o objetivo de conhecer melhor um dos métodos de limpeza da água utilizado nas ETA's (Estação de tratamento de água) realizaram a filtração.
Para a experiência utilizaram garrafa PET, algodão, areia fina, arreia grossa, folhas, brita fina e brita grossa, formando um filtro. Dentro do filtro despejaram água suja e barrenta. 
A turma observou que, após passar pelo filtro a água ficava mais limpa. Concluíram, também, que mesmo parecendo limpa, ela não é própria para consumo, pois pode conter micro-organismos que causam doenças. Na ETA,estes micro-organismos são eliminados com a adição, a cloração.

12 junho 2015

TEATRO O MENINO E CAIXA DE SAPATOS

    Após termos lido o livro e trabalhado "O Menino da Caixa de Sapatos" em 2014, que retrata a vida do autor Jorge Luis Martins. Tivemos a oportunidade de assistir também o teatro baseado no livro "O Menino da Caixa de Sapatos", que foi um excelente teatro e um grande aprendizado de vida.

05 junho 2015

AES SUL NA ESCOLA

Nos dia 19, 20 e 21 de maio estava instalado no ginásio da escola o Programa Escolas da AES SUL.
O objetivo do Programa Escolas é ensinar as crianças como utilizar a energia elétrica de maneira correta e segura, contribuindo para a formação de consumidores conscientes da importância do combate ao desperdício de energia.
Os alunos gostaram muito porque foi de uma forma dinâmica com teatro e palestras, sempre intercalando.

DIA DO DESAFIO

 No dia 27 de maio foi realizado o dia do desafio. Todos os alunos, no ginásio da escola, para praticar uma atividade física. Primeiro se fez alongamento, depois uma dança e em seguida volta a calma com uma música para relaxar. De manhã foi realizada pela professora Priscila e Barbara e a tarde pela professora Priscila e Jaqueline.  

02 junho 2015

AULA DE CIÊNCIAS

Os alunos dos 7º anos na disciplina de ciências fizeram trabalho de pesquisa.
Cada aluno pesquisou algum tema conforme seu interesse e apresentou para seus colegas.
Tivemos diversos assuntos como: Megalodonte, Tigre Branco, Tubarão, Raios, Teoria da Evolução...

JOGOS DAS "MÃOZINHAS"

Os alunos do 3º ano 32 da professora Regina Célia jogaram na última sexta-feira (29/05) o jogo das "Mãozinhas".
O tabuleiro feito com o desenho das duas mãos de cada aluno, completando 10 (1 dezena) de dedos, foi decorado de acordo com o gosto e a criatividade de cada um. O material necessário para o jogo ( 1 dado e 10 peças) foi trazido de casa pelos próprios alunos que trouxeram feijões, botões, pedrinhas, milhos e até rabicó...
Os estudantes jogaram em duplas e a competição foi acirrada. Cada qual queria vencer mais. Acharam estratégias para deixar registrado o  número de vitórias de cada um.
O objetivo do jogo é ver quem completa primeiro o tabuleiro com as 10 pecinhas sobre os 10 dedos. E para isso, um a um,jogaram o dado e completavam com as peças conforme o número que caía no dado.
Os alunos se divertiram bastante e aprenderam brincando. 
Estamos todos ansiosos pelo próximo jogo.

MAQUETE SOBRE CÉLULA

Os alunos dos 8º anos aprenderam sobre a célula presente no corpo dos seres humanos.
O trabalho era criar uma maquete da célula animal contendo as organelas.
Os alunos apresentaram sua maquetes e também explicaram as funções das organelas celulares.

01 junho 2015

TRABALHO 7º ANOS

Os alunos dos 7º anos estavam estudando os seres vivos e suas características, para visualizar melhor uma das características ocorreu o plantio de feijão e logo após seu inicio de crescimento, se colocava uma caixa com um pequeno furo. Nesse furo, a planta recebia a luz do sol e seu crescimento se direcionava para esse espaço.

MUSEU ANCHIETANO DA UNISINOS

Os alunos dos 6º Anos 61 e 62 fizeram uma visita de estudos ao Museu Anchietano da Unisinos em São Leopoldo, no dia 26 de maio durante o período de aula.
Os professores Susana, Marcos e Priscila acompanharam os alunos nesta visita, na qual foi possível conhecer um pouco mais sobre as Missões Jesuíticas e os povos indígenas pré-históricos do Rio Grande do Sul.

MULTIPLICADORES

Os alunos multiplicadores da escola estiveram em saída de campo pelo município de Estância Velha.
Os multiplicadores conheceram os arroios do município e a situação dos mesmos, como o aspecto da água, presença de resíduos sólidos dentro do arroio e no seu torno.
Professora Elisa