30 setembro 2013

PARÓDIA SOBRE TRÂNSITO

         A Hora Cívica da última quarta-feira (25 DE SETEMBRO) no turno da tarde, contou com a apresentação de uma paródia da música “Fugidinha” do Michel Teló na voz dos alunos da Turma 43 da professora Natalha.
      A letra que foi modificada e coreografada pelos alunos, teve como objetivo passar uma mensagem de conscientização no trânsito.
    Antes da proposta, o tema foi bastante trabalhado e refletido em sala de aula pela turma, assim como em todas as outras da escola Walter.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO ~

   NA SEMANA PASSADA, DE 23 Á 27 DE SETEMBRO ,OCORREU A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO.
       E COMO A COMBINAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA, MAIS BEBIDA, MAIS  TRANSITO PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS  TERRÍVEIS   COMO NO VÍDEO ABAIXO.
      SEGUE A PROGRAMAÇÃO :23/9= ABERTURA OFICIAL NO ESPAÇO CULTURAL AS 19HORAS
A ESCOL REALIZOU ATIVIDADES ALERTANDO SOBRE OS PERIGOS QUE PODEM OCORRER NESTE MEIO.
       25/9=PALESTRA COM A GUARDA DE TRÂNSITO PARA  AS SÉRIES FINAIS E “BATALHA NAVAL” PARA  AS SÉRIES INICIAIS PELA MANHÃ, E A TARDE, SIMULAÇÃO DE UM ACIDENTE CONTANDO COM AS ORIENTAÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL E  O CORPO DE BOMBEIROS.
      26/9=ATIVIDADES COM O CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS SOBRE 1º SOCORROS.
      27/9=APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL :”NO TRANSITO NÃO SE BRINCA” OU CAMPANHA DE TEATRO CURTO ARTE, AOS ALUNOS AOS 3º E 4ºs ANOS NO ESPAÇO CULTURAL.
LEMBRE-SE: “SE BEBER NÃO DIRIJA!”

FABIANE LEITE / VINICIUS AGUIAR






PROVA DO LIBERATO ~

Atenção alunos de 8ª série !!
            As inscrições para a prova do Liberato estão abertas desde o dia 6 de setembro e ficarão até o dia 6 de novembro. O dia da prova será: 24/11/2013 ( domingo )
         Recomenda-se para os interessados em fazer a prova de seleção para o Liberato visitem o site http://www.inscreverse.com.br/liberato/edital_diurno.htm para mais informações. Para língua portuguesa os alunos deverão ler o livro “Max e os Felinos” de Moacyr Scliar, em versão pocket a partir de 2009 ou publicações anteriores que contenham: introdução do autor e análise de Zilá Bernd, intitulada “ De trânsitos e sobrevivências”

         Obs.: sugere-se aos candidatos que assistam ao filme “As Aventuras de Pi ”, dirigido por Ang Lee.

DIGITADO POR : Paola Schneider (81) e Rafael Grbler(83)

27 setembro 2013

RODÍZIO DE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS

Na última terça-feira, dia 24, a turma 21 da professora Natalha,  realizou uma atividade envolvendo histórias matemáticas que foram trabalhadas em grupos.
Cada grupo ganhou inicialmente uma história e dentro de um tempo limite, deveria discutir como efetuar a operação necessária, ajudando-se mutuamente. Ao sinal da professora, os grupos deveriam trocar as fichas com as histórias em sentido horário.

O trabalho e aprendizagem  observados na turma foram bastante úteis para fortalecer ainda mais o vínculo afetivo, a troca de conhecimentos e o espírito de coletividade.

CULTURA GAÚCHA


Segunda-feira dia 23, os alunos do 4º ano 43 apresentaram para os colegas e professora Natalha, lindos trabalhos sobre temas específicos da cultura gaúcha.

Assuntos como culinária, manifestações artísticas, símbolos do Estado, Revolução Farroupilha e curiosidades foram muito bem desenvolvidos pelos próprios alunos, que partiram de pesquisas na aula de informática  para a elaboração dos conteúdos.
                Atingiu-se plenamente o objetivo de  fazer com que a turma conhecesse e compreendesse melhor alguns aspectos da história e cultura do Rio Grande do Sul através da linguagem dos próprios alunos.

24 setembro 2013

JOÃO DE BARRO

A professora Andréia do 1º ano 11, contou a história do João de Barro e a partir do mesmo os alunos confeccionaram um  ninho de João de Barro com argila. Gostaram muito de realizar esta atividade.

SEMANA FARROUPILHA ~


Nos dias 16 e 17 de Setembro, os alunos do 2º ao 5º ano foram para o CTG Mourão de Estância Velha, para prestigiar e aprender um pouco mais sobre a cultura do Rio Grande do Sul.
No dia 18 de Setembro, foi proporcionado, para os alunos de 6º ano a 8ª serie uma mateada, com direito a músicas gauchescas com a participação dos cantores João de Carmo e Evivaldo Calgaroto (Padre), do gaiteiro mirim Eduardo Machado da Silva do 7º ano 71 e competição da mais bela Cuia.
Todos os alunos da escola se abrilhantaram com tanta cultura em movimento, e ficamos gratificados com a iniciativa da escola.

Texto de Paola Schneider 81 ~

11 setembro 2013

RELEITURA DA OBRA "THE HUG" DO ROMERO BRITTO

Na primeira Quinzena de agosto, os alunos da turma 21 da professora Natalha conheceram um pouco da vida e obra do artista plástico e serígrafo brasileiro, Romero Britto.
Os alunos ficaram maravilhados com a explosão de cores e formas cubistas que são características do trabalho do artista internacional.
Empolgados, também fizeram uma releitura da obra “The Hug” (O Abraço) que resultou em uma exposição muito interessante.


DESFILE CÍVICO 7 DE SETEMBRO

No dia 7 de setembro ocorreu o desfile cívico, no centro de Estância Velha.

A nossa escola teve a participação no desfile com a banda da escola e os projetos como: "Quem não lê não vê", "Capoeira", "Inclusão", "Xadrez", "Dança Gaucha", "Guarda Mirim", "Sacola Literária", "Blog de Inglês e Blog da Escola", "Brinquedoteca", e também tivemos a participação do CPM no desfile.
Parabéns pela equipe que organizou e participação dos alunos para o sucesso.

09 setembro 2013

O PERALTA - JEFFERSON GALDINO

O 3º ano 32, da professora Regina Célia criou uma história a partir das imagens do livro “PERALTA” do projeto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, através do reconhecimento do valor simbólico da arte. Os alunos foram muito legal, tanto que abrilhantou I Qualivida da nossa escola na exposição dos trabalhos feitos por todas as turmas. Parabéns aos alunos pela criatividade! 
Postagem anterior o SLIDE do texto na íntegra do trabalho já montado para a exposição:
O PERALTA
TEXTO FEITO PELA TURMA 3º ANO 32, PROFESSORA CÉLIA, A PARTIR DAS IMAGENS DO LIVRO.
View more presentations or Upload your own.

05 setembro 2013

A CONQUISTA DO IMPOSSÍVEL

Vídeo do Rodrigo Mule, Bacharel em computação, apresentado por ele no I Fórum da Inclusão do Aluno com Deficiência na Escola Regular.

JOGOS BOM DE BOLA

No dia 29 de agosto, no campo do Estância aconteceu a disputa do Jogos Bom de Bola na modalidade futebol de campo, feminino e masculino do município de Estância Velha.
A nossa escola também participou, a equipe feminina ficou em 3º lugar e a masculina em 1º lugar.
Parabéns a todos os alunos pela participação, entusiasmo e comprometimento.
No dia 13/10/2013, será disputada em POA a fase estadual e os alunos da equipe masculina da Walter estarão competindo. Desde já, deixamos a todos os atletas Boa Sorte.

I QUALIVIDA - Viver com qualidade – Educação x Família x Saúde

No dia 31 de agosto de 2013, aconteceu I QUALIVIDA, que tinha como objetivo proporcionar a comunidade escolar uma reflexão sobre qualidade de vida, resgatando valores esquecidos e substituídos pelo mundo virtual. Oferecendo um dia de cuidados com o corpo e a mente, unindo pais, filhos, alunos, e professores.

Foram oferecido as seguintes Oficinas:
  • Alimentação Saudável e Qualidade de vida Universidade Feevale – Sonia Linden e Míriam Sommer
  • Oficina de Pilates Universidade Feevale – Sílvio Vitali Junior
  • Avaliação Postural e Divulgação da Quiropraxia - Universidade Feevale – Marta Casagrande Saraiva
  • Primeiros Socorros e Simulação de incêndio - Corpo de Bombeiros – EV
  • Resgatando afetividades” Psicóloga Aline
  • Artes Marciais
  • Íris do olho
  • Jump-  Acadêmia Adrenaline Fitness
  • Cortes de cabelo/ Escova - Vision cabeleireiros
E mais... 
  • Enfermeira para Verificação de Pressão Arterial
  • Multifeira ( exposição de trabalho dos alunos)
Agradecemos a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso desta atividades e principalmente ao CPM da EMEF Walter Jacob Bauermann, Bombeiros, Secretaria de Saúde de Estância Velha, Vision Cabelereiros, Adrenaline Fitness, Universidade Feevale, Psicóloga Aline, Artes marciais, estudo da Iris do olho com Claudiomir Lang, alunos, pais , professores, funcionários e equipe diretiva.

I FÓRUM DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR

Os palestrantes do fórum fizeram colocações importantíssimas sobre esse tema relevante: A inclusão nas escolas da rede municipal.
# Depoimentos dos alunos Brendo Frozza de Freitas, do 7º ano 72, sobre o respeito à diversidade em especial aos colegas com deficiência da escola, de como devemos agir em relação aos alunos de inclusão fazendo referência a amizade e carinho. 
# O relato da Diva Rosa Piaiá Augustinho, como mãe de criança especial foi emocionante, ressaltando aos pais da importância da estimulação precoce no caso de alguma família ter um filho especial e serve de exemplo para todos nós, presentes no Fórum.
# A Secretária da educação, Cristiane Noé e a diretora de Educação, Noeli Fuentes fizeram colocações muito importantes sobre o tema abordado e elogiaram a iniciativa da escola em promover esse Fórum na semana da pessoa com deficiência.
# Foi apresentado o trabalho que a APAE desenvolve em nosso município, pela psicopedagoga Muriel Goulart esclarecendo dúvidas pertinentes ao funcionamento da clinica.
# O maior exemplo de superação que tivemos nesse fórum da inclusão foi o vídeo sobre a vida do Bacharel em computação, Rodrigo Mule, que fez todos chorarem de emoção. Ele fala pausadamente, digita com os pés, pois não tem movimentos nas mãos para isso.
# A psicopedagoga Alessandra Pettefi, relatou de como a escola trabalha a inclusão.
Estavam presentes neste Fórum representantes das escolas da rede municipal, pais de alunos com deficiência, presidente da câmara de vereadores, a vereadora Sônia Brites e um representante de cada turma dos alunos da escola Walter. 
Foi um momento de reflexão, troca de experiências e exemplo de vida. Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso do Fórum.

02 setembro 2013

FRAÇÕES EQUIVALENTES COM MATERIAL CONCRETO

O 6º ano 62 confeccionou em aula de matemática com a professora Célia, material concreto para trabalhar com frações.
O material utilizado foi folha de desenho, lápis de cor e tesoura para recortar as peças previamente desenhadas pela professora.
Após a confecção, os alunos em aula puderam observar e constatar através do material, que diferentes frações tem o mesmo tamanho, ou seja, são equivalentes.
Várias alternativas foram encontradas como equivalentes a uma mesma fração, como por exemplo, os alunos perceberam que a fração ½ tem o mesmo tamanho (= equivalente) que as frações 2/4, 3/6, 5/10 e 6/12.

Numa próxima aula, utilizando este mesmo material confeccionado por eles, trabalharemos também: qual é a fração maior? Qual é a menor? Cálculos com frações entre outros ...