28 junho 2013

Reunião da diretora e coordenadoras na SEMEC


APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA ESCOLA PARA AS DEMAIS DIRETORAS, COORDENADORAS E SEMEC, PREZI FEITO PELA COORDENADORA PATRICIA.

26 junho 2013

ATIVIDADE - AUTOR PRESENTE

 O 3° ano 32 da professora Regina Célia trabalhou em sala de aula com o livro: “As meninas da janela” da autora Jonara Nifa Rosa Gabbi que visitou a escola no dia 26 deste mês .
Após ouvirem a história, os alunos se utilizaram dos mais diversos tipos de materiais para representar a menina que de dia era “Estrela”, uma menina meiga que estudava como todas as menininhas da sua idade e a noite era “Estrela”, uma artista de circo, que subia e descia por cordas e correntes, pendurada só pelos pés, que cruzava o céu feito libélula em sua roupa brilhante e seus cabelos cacheados.
Parabéns aos alunos pelos belos trabalhos!

PEDAGOGIA DO SANDUÍCHE

Com o objetivo de trabalhar alfabetização, numerais, quantificação de alimentos, sequência lógica dos fatos socialização e
desenvolver a autonomia do aluno Vinicius, espectro autista do 7º ano 74, a professora Ana Sanabria, da
Sala de Recurso, utilizou como pedagogia a estratégia de realizar o portador de texto, a receita de um delicioso

sanduíche de atum, que após ter sido realizado com muito entusiasmo, foi apreciado pelo aluno, professoras e degustado pelos seus colegas de turma. Vale a pena conferir a sequencia da realização da receita pelo Vini.

24 junho 2013

ATIVIDADE - AUTOR PRESENTE



Os alunos do 3º ano 33, da professora Soraia, trabalharam o livro da autora Jonara Nifa Rosa Gabbi e aprenderam novos meios de comunicação como libras e Braille. Com materiais fizeram seu nome em Braille.

21 junho 2013

MISSÕES JESUÍTICAS

Os alunos do 5º ano 51 e 5º ano 52, da professora Daniela Miguel de Souza, estão trabalhando sobre as Missões Jesuítica do Rio Grande do Sul. A professora propôs aos alunos confeccionaram maquetes referente ao assunto.
Os alunos fizeram um ótimo trabalho com muita dedicação e apresentaram para as demais turmas, explicando sobre este período da história do Rio Grande do Sul.

PIRÂMIDES ALIMENTARES


Os alunos das 7ª séries estavam estudando sobre o Sistema Digestório e a Alimentação Saudável.
Um dos trabalhos propostos foi o de criar uma pirâmide alimentar, mostrando qual a quantidade adequada por semana e o tipo de alimento que devemos ingerir para termos uma dieta saudável.
Nessa tarefa foram avaliados os critérios de criatividade, capricho, identificação; além da apresentação para a turma.

Professora Elisa

19 junho 2013

FEIRA DO LIVRO COM AUTOR PRESENTE!


               
Projeto de leitura “Quem não lê,não vê”a I Feira do Livro da Escola Walter Jacob Bauermann.Esse é um  projeto idealizado e realizado pelas professoras Rosana Poggere e Adriana Schmitz Scherer que atinge os alunos de 6º ano a 8ª série.Está sendo lida a obra de Paulo Betancur que dá nome ao projeto.Ao final da leitura,farão atividades relacionadas ao livro.O ponto culminante será dia 26 de junho do corrente ano com a presença do escritor em nossa escola,para um bate-papo com os alunos .
O projeto de leitura está sendo trabalhado com as séries iniciais (1º ao 5º) com as professoras de cada turma,com o livro diferenciados: 1º e 2º anos “Loló,a bruxa negra de uma perna só”;3º ao 5º anos “As meninas na janela”da autora Jonara Nifa Rosa Gabbi.O ponto culminante  também será no dia 26 de junho com a autora na escola.

9º Olimpíada Brasileira de Matemática

A Escola Walter participou da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática.
A seguir a relação dos alunos classificados para a 2ª FASE, que vai ocorrer no dia 14 de setembro.
Nível 1: alunos dos 6º e 7º anos
Sarah Silva - 7º ano 73
Vitória Brunes - 6º ano 63
João Eduardo Schvingel - 6º ano 63
Cristiano Saueressig - 7º ano 71
Kevin Prestes - 7º ano 74
Lavinia Matos - 7º ano 74
Samantha Daneres - 6º ano 63
Thomas Schaab - 7º ano 71
Janaína Santos - 7º ano 73
Lucas Knop - 6º ano 62
Jéssica Dullius - 6º ano 62
Israel Grasse - 6º ano 62
Nível 2: alunos das 7ª e 8ª séries
Kellen dos Santos - 8ª série 82
Gabriel Rodrigues - 8ª série 82
José Gustavo Gonçalves - 8ª série 81
Adriano Klein - 7ª série 75
Guilherme Costa - 8ª série 84
Vitória de Oliveira - 7ª série 74
Mirella Scheeffer - 7ª série 74
Márcio Silva - 7ª série 74
Émerson Jandrey - 8ª série 82
Franciele Krieger - 8ª série 82
Rodrigo Correia - 8ª série 82
Milena Rodrigues - 8ª série 83
Parabéns pela dedicação e esforço dos alunos classificados e pelo trabalho dos professoras Regina Célia Rambo Gravina, Cristiane Carolina Becker, Carina Engel Baron e Viviane Junges Lenhardt.

17 junho 2013

3º ANO 33



A TURMA 3º ANO 33, DA PROFESSORA SORAIA, CONFECCIONOU COM SUCATA UM BAIRRO. OS ALUNOS DIVIDIRAM-SE EM GRUPOS, COM MATERIAIS QUE TROUXERAM DE CASA E MONTARAM RUAS, PRÉDIOS, CASAS, COMÉRCIOS, ...
ESSA ATIVIDADE TEVE POR OBJETIVO, CONHECER O BAIRRO ONDE MORAM, VISUALIZAR A SITUAÇÃO DO LIXO E A PREOCUPAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

14 junho 2013

PAINEL - COPA DAS CONFEDERAÇÕES

O professor Eduardo (artes), professora Naí e Ana (Educação Física), juntamente com alunos da 8ª série 82 e 7ª série 74 confeccionaram o painel referente ao evento esportivo que ocorrerá do dia 15 de junho a 30 de junho, chamado Copa das Confederações. O Brasil será sede, pois no próximo ano teremos a Copa do Mundo aqui no nosso país. No total serão 8 países que irão jogar em vários estados aqui do Brasil. Um agradecimento  também a professora Silvania da informática pela ajuda e apoio. Sucesso e sorte para a nossa seleção.

13 junho 2013

2º ANO 22

A partir da história “Marcelo, marmelo, martelo” de Ruth Rocha, os alunos do 2º ano 22, da professora Marlene, conheceram e provaram a fruta marmelo, a marmelada e também a geleia.
A maioria dos alunos que degustaram, gostaram do sabor.
Essa atividade teve como objetivo estimular a escrita das palavras referente ao livro lido pela professora e fazer a alfabetização acontecer de forma lúdica e prazerosa.

FLOREIRAS DE PNEUS

A turma do 7ºAno 71, juntamente com a professora Regina Célia ajudou a deixar a nossa escola ainda mais bonita e florida.

Um especial agradecimento aos alunos Amauri, Fabio e Rafael que ajudaram muito a professora neste feito. Parabéns a todos.

12 junho 2013

HORA CÍVICA

NO DIA 29 DE MAIO, OCORREU A HORA CÍVICA DO MÊS,
AS TURMAS RESPONSÁVEIS DA MANHÃ FORAM, O 7º ANO 72,  HOMENAGEOU AS MÃES E O 4º ANO 42, APRESENTARAM SOBRE OS DINOSSAUROS, CUJO ASSUNTO QUE ESTAVAM TRABALHANDO EM AULA.
À TARDE, AS TURMAS 63, APRESENTOU O VÍDEO SOBRE O VALOR DE UMA AMIZADE, QUE JÁ FOI POSTADO ANTERIORMENTE, E O 5º ANO 53, APRESENTARAM PARÓDIAS COM A PROFESSORA ELOÍ EM ARTES, SOBRE REGRAS DE CONVIVÊNCIA DA ESCOLA.
PARABÉNS AS TURMAS E PROFESSORAS PELAS LINDAS APRESENTAÇÕES.

ApresentaçãoDinossauros
View more presentations or Upload your own.

LOVE IS IN THE AIR

Nas aulas de Inglês da semana passada discutimos um pouco sobre  o verdadeiro significado do Valentine's Day. No Brasil esta data é comemorada no dia 12 de junho, mas nos Estados Unidos é celebrado no dia 14 de Fevereiro. Primeiramente foi feito uma atividade de listening com as música  "November Rain" - Guns and Roses para 6º e 7º ano e  "I don't wanna miss a thing" – Aerosmith para 7ª e 8ª série. Depois disto lemos um texto e uma apresentação em Power Point sobre a história do Valentine’s Day que é um dia para celebrar o amor e a amizade.
Para finalizar cada aluno decorou e escreveu uma mensagem para um amigo em um coração de papel que foi fixado em um mural na escola.
Turmas envolvidas 6º ano a 8ª série. Teacher Franciele




XADREZ NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA NAÍ


10 junho 2013

PASSEIO PELO BAIRRO

Os alunos do 3ºAno 33, das professoras Soraia e Janice, foram passear pelo nosso bairro para ver como estão os cuidados com o lixo jogado nas ruas, calçadas e terrenos baldios.
Observaram que tem muitos que cuidam e mantem seu pátio e calçada limpos, mas sempre tem aqueles que não se preocupam com o meio ambiente. Observaram também que nos fundos da escola virou depósito de lixo.
A turma quer um bairro limpo, isso depende da comunidade do nosso bairro.

O VALOR DE UM AMIGO


Apresentação da Hora Cívica de maio da turma 63 com o tema
 "O valor de um amigo"

5º Congresso Internacional de Educação de Gramado

Nos dias 30, 31 e 1º de junho ocorreu o 5º Congresso Internacional de Educação de Gramado. A professora especialista e diretora Elaine Dornelles, a coordenadora das séries iniciais professora Kélen Calgaroto e a coordenadora das séries finais professora especialista Patricia Schereder marcaram presença no evento. As gestoras da escola relataram que a participação no evento somou muito para a formação profissional das mesmas. Participaram de muitas palestras que ressaltaram a importância do papel da escola e das pessoas que nela atuam. Obviamente que também participaram de palestras cujo foco era o aluno, como estimular sua participação no ambiente de aprendizagem e muito mais. Cabe ressaltar a participação em um painel de debates cujo título era “Como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre a escola, família e a s redes sociais” que afirmou que o papel do educador é criar ambientes propícios para usarem a tecnologia (internet), ajudando o aluno a criar critérios:
1)o quê?
2) para quê?
3) aprendo o quê?
Ou seja, temos que rever como nos apropriamos da tecnologia para que ela seja usada conscientemente.

De uma forma geral ficou bem claro que a escola está mudando, e que todos os envolvidos nesse processo, devem, juntos, se adaptar a mudança.

PALESTRA: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO. EXISTE SOLUÇÃO?
PALESTRANTE: VASCO MORETTO (DF)

07 junho 2013

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º ANO 12 E 2º ANO 22


PARADA DE ÔNIBUS


NOSSA ESCOLA POSSUI UM 

PROJETO QUE TEM COMO META 

ADQUIRIR UMA PARADA DE 

ÔNIBUS ECOLÓGICA. PARA ISSO, 

NECESSITAMOS ARRECADAR:

  • Sacos de feijão;
  • Sacos de arroz;
  • Sacos de açúcar;
  • Sacolas de plástico;
    Sacos de massa;
  • Sacos de bolacha;
  • Saco de polenta;
  • Saco de papel higiênico;
  • Saco de ração;
PRECISAMOS DE 212 MIL ITENS, PORTANTO CASO

QUEIRAM PARTICIPAR DESSA CAMPANHA É SÓ DEIXAR 

NA ESCOLA SUA CONTRIBUIÇÃO.

TEMOS CERTEZA DE QUE SE A COMUNIDADE 

PARTICIPAR, ALCANÇAREMOS NOSSO OBJETIVO.


PARTICIPE CONOSCO!!!

06 junho 2013

ATIVIDADES 2º ANO 21 - PROFª NATALHA

Atividade das naves espaciais e foguetes:

Devido a proposta lúdica escolhida pela turma 21 para ilustrar sua aprendizagem estar relacionada a  descobrir um pouco mais sobre o sistema solar  e suas curiosidades, a professora Natalha solicitou que os alunos confeccionassem uma nave espacial ou um foguete com sucata.

Os trabalhos ficaram lindos e a atividade atingiu o objetivo de envolver a família na vida escolar dos alunos já que a mesma deveria auxiliar na realização da tarefa.

Atividade das histórias de vida:

Na última segunda-feira ,dia 3, os alunos da turma 21 contaram um pouco de suas histórias de vida para os colegas e professora de uma maneira espontânea e pessoal.

Para isso trouxeram para a sala de aula objetos pessoais como roupas ,brinquedos e outros como fotos e textos que documentam e ilustram suas histórias desde o nascimento até os dias de hoje.

A atividade foi muito proveitosa já que serviu para que aprendessem um pouco mais sobre suas vivências e descobertas que desconheciam.

PASSEIO AO ZOOLÓGICO


No dia 23 de maio, as turmas do 2º Ano 21 professora da Natalha, 2º Ano 22 da professora Marlene, 3º anos 31 da professora Diva, 3º Ano 32 da professora Regina Célia e 3º Ano 33 da professora Soraia foram ao Zoológico de Sapucaia para conhecer e aprender sobre os animais. As professoras Janice e Silvânia acompanharam as turmas para ajudar cuidar dos alunos.
Eles gostaram muito do passeio, curtiram cada bicho que viram e aprenderam mais sobre a fauna.

05 junho 2013

Circuíto

Na aula de educação Física as professoras Naí e Ana da manhã, Nai e Jeanete, à tarde, realizaram uma aula com circuíto onde os alunos do 1º ano até 8ª série, cada turma no seu horário, fizeram as atividades juntos.

O objetivo dessa atividade foi para promover uma maior integração entre eles, os alunos do 6º ano até 8ª série ajudaram os alunos do 1º ano até o 5º ano para realizar o circuíto.

Foi uma atividade muito positiva que resultou num olhar diferente, com mais respeito entre eles.

Meio ambiente

Os alunos do 3º Ano 31, realizaram atividades sobre meio ambiente.
Confeccionaram animais com sucata e fantoches de E.V.A com dizeres sobre o lixo. Esses foram expostos nos vasos e canteiros da escola.
Professora Diva

DIA DO DESAPEGO

Hoje, dia 05/06, pela manhã  aconteceu o "Dia do desapego"

Essa atividade consistiu em um aluno doar um objeto em bom estado (roupas, calçados, brinquedos, acessórios,...). Em troca recebeu uma ficha para adquirir algum objeto do BRECHÓ (formado pelas doações dos alunos).

 Foi um sucesso a atividade.




04 junho 2013

Promoção Coxa Sobre-coxa

A escola Walter agradece ao empenho dos pais e CPM na promoção da Coxa Sobre-coxa.
Graças a dedicação e colaboração dos pais e CPM a promoção foi um sucesso.
 Direção.