14 maio 2013

Cinco Sentidos 2º Ano 21



Atividade “Os cinco sentidos” – Turma 21
Segunda-feira, dia 06, a turma do segundo ano 21 da professora Natalha, realizou uma atividade muito interessante onde aprenderam de uma maneira totalmente lúdica e divertida, sobre as características de cada um dos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição).
            Os alunos interagiram e vivenciaram experiências muito proveitosas através de uma animada competição entre equipes.
            Além de adquirirem conhecimento sobre o tema de uma forma que fizesse sentido, os alunos também aprenderam outras lições muito importantes como ter espírito de equipe e saber ganhar e perder.
            Todos adoraram, principalmente a professora, que ficou muito satisfeita com os objetivos alcançados pela turma. 
Professora Natalha

Dia das mães



Na hora do conto (1º Ano até 4º Ano) e aula de artes (5ºs anos) a professora Eloí confeccionou com todas as turmas, uma caixinha (porta objetos) para presentear a sua mãe.
Aos alunos do 5º ano da escola quero agradecer e parabenizar pelo esforço, dedicação e solidariedade com os outros colegas das turmas menores que se empenharam em ajudar na confecção do presente.
Obrigada estou feliz e realizada no desempenho de todos!!
Professora Eloí
Vídeo de fotos os alunos confeccionando o presente para suas mães.

06 maio 2013

Pré-conselho das séries iniciais


1º ano ao 5º ano - manhã e tarde

            O pré-conselho teve como objetivo preparar os alunos para o conselho de classe, orientá-los a fazerem uma reflexão sobre sua turma no geral.
        Um período para obter mais informações, argumentos no que se refere as situações específicas e particulares de cada turma (aprendizagem e comportamento)
            Primeiramente a coordenadora esteve com as turmas (17/04 à 24/04) onde fizeram juntos uma avaliação de várias situações relacionadas à aprendizagem e à comportamento. Ainda juntos passaram e trocaram estratégias para superar as dificuldades apresentadas.
            No momento em que a coordenadora estava com os alunos, a professora estava preenchendo um questionário, também sobre a turma para que no conselho de classe seja debatido com os  demais professores.
            Foi realizado uma assembleia com os alunos, separados em dois momentos 1º,  2º e 3º anos, 4º e 5º anos onde um representante de cada turma apresentou o semáforo da sua turma, assim como as estratégias para superação das dificuldades apresentadas. Esse semáfaro usou as cores vermelho: para demostrar um rendimento ruim, amarelo: para demostrar um rendimento regular e verde para demostrar um rendimento bom.
            Os professores, no final, também contribuíram orientando e dando sugestões para as turmas que necessitam mudar algumas atitudes.
             Em avaliação com a diretora, foi percebido um bom envolvimento dos alunos, os quais por eles e entre eles também conseguiram perceber algumas atitudes que precisam ser melhoradas.
Veja as fotos no vídeo a seguir:
          


Atividade culinária “Pão de Queijo”
 Aluno: Vinícius de Bona Anton
 Turma: 7º ano 74         Atividade realizada na Sala de Recursos:  Profª Ana Sanabria

“Colocando a mão na massa”

            Com o objetivo de criar vínculo com a turma foi realizada esta atividade.
            A partir do momento que o aluno teve que preparar com muito cuidado o alimento e depois de pronto dividir com os colegas e professores o delicioso pão de queijo pudemos observar a satisfação do aluno em realizar essa ação e  ao mesmo tempo o prazer dos alunos da turma em receberem  do colega algo que foi possível realizar.

Além do vínculo que foi fortalecido com a ação pudemos integrar vários conceitos no momento de fazer essa tarefa como: matemáticos, tamanho, forma, quantidade, espaço e volume. Foi possível trabalhar a alfabetização com a leitura da palavra na embalagem, a escrita espontânea e o desenho (representação). Além de trabalhar valores como a tolerância (para saber esperar o tempo de assar o pão de queijo) e a solidariedade ao poder compartilhar com seus pares.
                                                                      
 Profª Ana Sanabria