29 setembro 2011

Semana da criança

Programação da Semana da Criança
10 de outubro: Dia do Pijama (1º a 4 º) camiseta do time ( 5º ano a 8ª)
11 de outubro: Dia do Cabelo maluco - Interséries de 1º Ano a 5º Ano)
13 de outubro: Show de talentos ( Músicas Nacionais)
14 de Outubro: Dia da Fantasia

Obs: Qualquer dúvida contato com a comissão organizadora do evento. Professora Ana Sanabria e Mara.

12 setembro 2011

Oi, galera!

Estamos entrando na semana farroupilha, mas por que comemorar uma guerra perdida?
As questões são muitas, entre elas a briga que nossos antepassados tiveram contra um governo monarquista em prol de interesses estrangeiros e a campanha em busca da libertação dos escravos,entre outros. Enfim motivos para esta data ser lembrada com carinho e orgulho existem.
Contudo, vale salientar que ser tradicionalista é muito mais que apenas colocar uma pilcha, uma faca na cintura e sair por aí com pose de “machão”. Ser tradicionalista é, antes de mais nada, ser gentil,educado,prestativo,companheiro. Não é necessário saber montar, tosquiar ou assar bem uma carne. Deve sim, incorporar o espírito de luta, mas de uma luta ideológica, sem armas e em prol de um ideal e melhoria de vida para todos.
Logo abaixo segue um pequeno resumo do que foi este conflito.
Boa semana farroupilha para todos!

Bento Gonçalves: um dos líderes da Revolução Farroupilha.

O que foi
- Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1845. Foi um movimento da elite riograndense.
Causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Os desdobramentos do conflito
- Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região.
- Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A liderança do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto.
- Em 1836, os farroupilhas obtém várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.
- No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense.
- Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.
O fim do movimento
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.


Término do Ginásio

Após acompanhar todo o andamento das obras em nossa escola e esperarmos com muita ansiedade, finalmente o nosso ginásio está terminado.
Ainda estão acontecendo alguns retoques de pinturas e outros itens. Mas enfim, estamos podendo voltar à rotina nas aulas de educação física.
Ficamos muito felizes, pois o ginásio está ótimo!

Interséries de Futsal

Nesta próxima segunda dia 19/09, teremos interséries de futsal. Pela manhã os alunos da 8ª e 7ª masculino e femenino e pela tarde os alunos da 6ª e 5ª masculino e femenino.
Disputarão jogos entre eles, sobrando assim o 1º 2º 3º lugares no pódio.

02 setembro 2011

Passeio ciclístico pela paz no trânsito na Escola Walter


Guardas coordenando o trânsito 1º a 5º ano.       Professora Marlene e Viviane responsáveis pelo projeto
Passeio dos aluno da 5ª Série a 8ª Série

No dia de 31/08 foi voltada ao trânsito, na Escola Walter Jacob Bauermann. Cerca de 300 alunos, dos dois turnos, realizaram um passeio ciclístico em função da paz no trânsito. No dia 25/08, foi a vez dos menores, de primeiro ao quinto ano. Com bicicletas e carrinhos de papelão, outros 300 alunos realizaram percursos, obedecendo a sinalização e os pedestres. A Guarda Municipal escoltou e orientou os estudantes nas atividades. O projeto de Trânsito está sendo trabalhado desde o início do ano na escola, por sugestão da Secretaria de Educação e coordenado pelas professoras Marlene Schmidt e Viviane Lenhardt, com apoio da equipe escolar. Além da atividade lúdica desenvolvida, estão sendo colocadas placas indicativas pela escola, com as regras, confeccionados nas aulas de Artes, com o professor Eduardo Wolff de Oliveira.

Professor Eduardo com alunos confeccionando as
 placas de trânsito para ser colocado no pátio da escola

Escrito por: Giovanna 83